Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS: CONCEPÇÕES E DESAFIOS DOS DOCENTES NO CONTEXTO DE VIVÊNCIA DO CURSO DE INFORMÁTICA DO IFRN

Palavra-chaves: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS, CONCEPÇÕES DOCENTES, CONTEXTO DE VIVÊNCIA. Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16780
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1307
    "inscrito_id" => 4757
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS: CONCEPÇÕES E DESAFIOS DOS DOCENTES NO CONTEXTO DE VIVÊNCIA DO CURSO DE INFORMÁTICA DO IFRN"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções dos docentes do EMI de Informática acerca das práticas pedagógicas integradoras, na perspectiva de identificar se elas ocorrem no contexto de vivências desses educadores. As análises ocorreram a partir de entrevistas realizadas com docentes de três campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN: Campus Natal Central, Campus Natal Zona Norte e Campus Parnamirim. A pesquisa demonstrou que a prática pedagógica docente ainda ocorre de maneira desarticulada do contexto de integração com as demais áreas do conhecimento e quando essa integração acontece na maioria das vezes, é no âmbito dos próprios núcleos ou atividades pontuais como: aula de campo, projeto integrador e outras ações acadêmicas isoladas, não fazendo parte assim, do cotidiano escolar vivenciado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS, CONCEPÇÕES DOCENTES, CONTEXTO DE VIVÊNCIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID4757_04092015100029.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ADILINA FREIRE JERÔNIMO DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "ADILINA ANDRADE"
    "autor_email" => "adilina.andrade@ifrn.edu."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16780
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1307
    "inscrito_id" => 4757
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS: CONCEPÇÕES E DESAFIOS DOS DOCENTES NO CONTEXTO DE VIVÊNCIA DO CURSO DE INFORMÁTICA DO IFRN"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções dos docentes do EMI de Informática acerca das práticas pedagógicas integradoras, na perspectiva de identificar se elas ocorrem no contexto de vivências desses educadores. As análises ocorreram a partir de entrevistas realizadas com docentes de três campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN: Campus Natal Central, Campus Natal Zona Norte e Campus Parnamirim. A pesquisa demonstrou que a prática pedagógica docente ainda ocorre de maneira desarticulada do contexto de integração com as demais áreas do conhecimento e quando essa integração acontece na maioria das vezes, é no âmbito dos próprios núcleos ou atividades pontuais como: aula de campo, projeto integrador e outras ações acadêmicas isoladas, não fazendo parte assim, do cotidiano escolar vivenciado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS, CONCEPÇÕES DOCENTES, CONTEXTO DE VIVÊNCIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID4757_04092015100029.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ADILINA FREIRE JERÔNIMO DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "ADILINA ANDRADE"
    "autor_email" => "adilina.andrade@ifrn.edu."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções dos docentes do EMI de Informática acerca das práticas pedagógicas integradoras, na perspectiva de identificar se elas ocorrem no contexto de vivências desses educadores. As análises ocorreram a partir de entrevistas realizadas com docentes de três campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN: Campus Natal Central, Campus Natal Zona Norte e Campus Parnamirim. A pesquisa demonstrou que a prática pedagógica docente ainda ocorre de maneira desarticulada do contexto de integração com as demais áreas do conhecimento e quando essa integração acontece na maioria das vezes, é no âmbito dos próprios núcleos ou atividades pontuais como: aula de campo, projeto integrador e outras ações acadêmicas isoladas, não fazendo parte assim, do cotidiano escolar vivenciado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.