A modalidade de ensino Educação do Campo é concebida como uma pratica metodologica que leve consideração as particularidades do campo brasileiro, levando em conta a historia e a produção cultural do povo campesiano. Uma luta travada contra o descaso do governo no que se refere aos incentivos para a permanência no campo, pela má divisão das terras a tão sonhada Reforma Agraria, que para o homem do campo traria dignidade e garantia de um futuro melhor. Além desses problemas de ordem estrutural, o campo enfrenta problemas no que se refere a educação ofertada nas escolas rurais, que deveriam ter uma metodologia diferenciada onde o conceito de ligação e harmonia do homem com a terra deve ser fortalecido e incentivado. No entanto o ambiente escolar e marcado por escolas sem estrutura alguma com profissionais sem formação e turmas organizada em multisseriado, o que prejudica a processo de ensino-aprendizagem dos educandos. Para desenvolvimento da pesquisa foi feito um estudo sobre o Movimento Sem Terra. A luta travada pelo movimento em busca pela educação para as comunidades agraria, posteriormente conceituou-se o paradigma educação no campo como também suas propostas metodológicas que são atualizadas para disseminação, tanto na esfera da escola pública básica como no ensino superior e também nas pós-graduações. O objetivo do estudo foi fazer uma análise da realidade de Coxixola/PB em especial nas escolas rurais sobre o conhecimento que os docentes têm sobre o tema Educação do Campo, foi possível ainda constatar os principais desafios dos docentes, numa realidade marcada por classes com multisseriado, crianças desmotivas como também a falta de apoio familiar.