Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO COM GÊNEROS: INSERINDO O SINGULAR NUM MUNDO PLURAL

Palavra-chaves: ENSINO, GÊNEROS TEXTUAIS, LEITURA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de língua portuguesa
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15939
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 680
    "inscrito_id" => 6185
    "titulo" => "ENSINO COM GÊNEROS: INSERINDO O SINGULAR NUM MUNDO PLURAL"
    "resumo" => "RESUMO: Com o título: Ensino com gêneros: inserindo o singular num mundo plural, este trabalho objetiva refletir sobre a importância de eleger os gêneros discursivos nas aulas de língua portuguesa, contemplando reflexões acerca da oralidade e da escrita voltada para a adequação discursiva. Tomamos como corpus de análise um livro didático voltado para o ensino de língua portuguesa do sétimo ano, usado numa escola pública do município de Borborema, na Paraíba. A partir das observações feitas, investigamos a disposição dos temas, conteúdos gramaticais e principalmente a importância que se dá ao estudo e emprego dos gêneros discursivos que o livro didático apresenta. Para tanto, elegemos o Caderno de Leitura e produção, analisando a primeira unidade proposta para contribuirmos com o reconhecimento de que o trabalho realizado a partir das propostas do exemplar em questão poderá render bons resultados com relação aos gêneros discursivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "ENSINO, GÊNEROS TEXTUAIS, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID6185_15082015201642.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHEILA CRISTINA ELIAS SERAFIM"
    "autor_nome_curto" => "SHEILA CRISTINA"
    "autor_email" => "sheilacristina_eliasseraf"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15939
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 680
    "inscrito_id" => 6185
    "titulo" => "ENSINO COM GÊNEROS: INSERINDO O SINGULAR NUM MUNDO PLURAL"
    "resumo" => "RESUMO: Com o título: Ensino com gêneros: inserindo o singular num mundo plural, este trabalho objetiva refletir sobre a importância de eleger os gêneros discursivos nas aulas de língua portuguesa, contemplando reflexões acerca da oralidade e da escrita voltada para a adequação discursiva. Tomamos como corpus de análise um livro didático voltado para o ensino de língua portuguesa do sétimo ano, usado numa escola pública do município de Borborema, na Paraíba. A partir das observações feitas, investigamos a disposição dos temas, conteúdos gramaticais e principalmente a importância que se dá ao estudo e emprego dos gêneros discursivos que o livro didático apresenta. Para tanto, elegemos o Caderno de Leitura e produção, analisando a primeira unidade proposta para contribuirmos com o reconhecimento de que o trabalho realizado a partir das propostas do exemplar em questão poderá render bons resultados com relação aos gêneros discursivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "ENSINO, GÊNEROS TEXTUAIS, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID6185_15082015201642.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHEILA CRISTINA ELIAS SERAFIM"
    "autor_nome_curto" => "SHEILA CRISTINA"
    "autor_email" => "sheilacristina_eliasseraf"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

RESUMO: Com o título: Ensino com gêneros: inserindo o singular num mundo plural, este trabalho objetiva refletir sobre a importância de eleger os gêneros discursivos nas aulas de língua portuguesa, contemplando reflexões acerca da oralidade e da escrita voltada para a adequação discursiva. Tomamos como corpus de análise um livro didático voltado para o ensino de língua portuguesa do sétimo ano, usado numa escola pública do município de Borborema, na Paraíba. A partir das observações feitas, investigamos a disposição dos temas, conteúdos gramaticais e principalmente a importância que se dá ao estudo e emprego dos gêneros discursivos que o livro didático apresenta. Para tanto, elegemos o Caderno de Leitura e produção, analisando a primeira unidade proposta para contribuirmos com o reconhecimento de que o trabalho realizado a partir das propostas do exemplar em questão poderá render bons resultados com relação aos gêneros discursivos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.