SERAFIM, Sheila Cristina Elias. Ensino com gêneros: inserindo o singular num mundo plural. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15939>. Acesso em: 21/11/2024 10:44
RESUMO: Com o título: Ensino com gêneros: inserindo o singular num mundo plural, este trabalho objetiva refletir sobre a importância de eleger os gêneros discursivos nas aulas de língua portuguesa, contemplando reflexões acerca da oralidade e da escrita voltada para a adequação discursiva. Tomamos como corpus de análise um livro didático voltado para o ensino de língua portuguesa do sétimo ano, usado numa escola pública do município de Borborema, na Paraíba. A partir das observações feitas, investigamos a disposição dos temas, conteúdos gramaticais e principalmente a importância que se dá ao estudo e emprego dos gêneros discursivos que o livro didático apresenta. Para tanto, elegemos o Caderno de Leitura e produção, analisando a primeira unidade proposta para contribuirmos com o reconhecimento de que o trabalho realizado a partir das propostas do exemplar em questão poderá render bons resultados com relação aos gêneros discursivos.