A literatura de cordel apresenta-se como uma das mais ricas manifestações da cultura popular do Nordeste, com capacidade de ser contextualizada e reproduzida no ambiente escolar; com uma linguagem interessante e como uma importante ferramenta pedagógica capaz de promover questionamentos, despertar o imaginário e a reflexão, assim como incitar a capacidade cognitiva. Diante de dessa conjuntura, sabemos que a necessidade de recursos didáticos que auxiliem o processo de ensino aprendizagem é uma espécie de meta que todos os educadores são auxiliados a trabalhar em suas aulas, pois o alunado necessita de metodologias que captem a interação e contribua para o desenvolvimento de suas capacidades. Nessa perspectiva o presente artigo desenvolvido através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto do departamento de Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, em uma turma de 1° ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, em Campina Grande/PB; parte do objetivo de explorar as capacidades didáticas da inserção da literatura de cordel no ensino de Geografia, visando suas potencialidades para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa parte de uma da conjuntura metodológica qualitativa, onde a inserção do projeto ocorreu corroborando com recurso do livro didático, para a confecção dos materiais seguindo o conteúdo da grade curricular.