Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIVERSIDADE E INCLUSÃO: DISCUSSÕES ACERCA DAS DIFERENÇAS E SÍNDROME DE BERARDINELLI

Palavra-chaves: CONTEXTO ESCOLAR, SÍNDROME BERARDINELLI, GÊNERO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15775
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 402
    "inscrito_id" => 3792
    "titulo" => "DIVERSIDADE E INCLUSÃO: DISCUSSÕES ACERCA DAS DIFERENÇAS E SÍNDROME DE BERARDINELLI"
    "resumo" => "Este artigo emerge do princípio da discussão teórica de gênero e da escola da diversidade, sobretudo, pelo viés da deficiência no contexto escolar. Neste berço, marcam-se processos de preconceitos e diferenças, resultando em práticas sociais que implicam na aceitação e construção identitária das mulheres com Síndrome Berardinelli e, concomitantemente, interage-se e relaciona-se com a comunidade escolar. Tal razão, pela qual se justifica o retrato dessa pesquisa, é pelo fato da Síndrome de Berardinelli ser rara e que, consequentemente, não tem proporcionado discussões no campo antropológico e sociológico da educação, corroborando e inquietando os leitores e produzindo novos conhecimentos acerca da Síndrome. A metodologia escolhida é de cunho qualitativo em um viés de estudo de caso, com preservação dos sujeitos-participantes e exploração das narrativas de suas histórias de vida. O trabalho se desenvolveu com duas mulheres com Síndrome de Berardinelli, residentes nas cidades de Carnaúbas dos Dantas e Currais Novos na região do sertão do Rio Grande do Norte e associadas à Associação de Pais e Pessoas com Síndrome Berardinelli do Estado do Rio Grande do Norte – ASPOSBERN. A pesquisa traz discussões acerca da escola da diversidade no sentido amplo, uma vez que a escola, por ser uma instituição crítica e reflexiva frente a construção de sujeitos capazes de entender e modificar o mundo atual com atitudes, habilidades ou competências, necessita de mudanças que possam favorecer a construção do respeito às diferentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "CONTEXTO ESCOLAR, SÍNDROME BERARDINELLI, GÊNERO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA14_ID3792_09082015083649.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARTUR DE MEDEIROS QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "ARTUR QUEIROZ"
    "autor_email" => "medeirosqueiroz1991@hotma"
    "autor_ies" => "FASP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15775
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 402
    "inscrito_id" => 3792
    "titulo" => "DIVERSIDADE E INCLUSÃO: DISCUSSÕES ACERCA DAS DIFERENÇAS E SÍNDROME DE BERARDINELLI"
    "resumo" => "Este artigo emerge do princípio da discussão teórica de gênero e da escola da diversidade, sobretudo, pelo viés da deficiência no contexto escolar. Neste berço, marcam-se processos de preconceitos e diferenças, resultando em práticas sociais que implicam na aceitação e construção identitária das mulheres com Síndrome Berardinelli e, concomitantemente, interage-se e relaciona-se com a comunidade escolar. Tal razão, pela qual se justifica o retrato dessa pesquisa, é pelo fato da Síndrome de Berardinelli ser rara e que, consequentemente, não tem proporcionado discussões no campo antropológico e sociológico da educação, corroborando e inquietando os leitores e produzindo novos conhecimentos acerca da Síndrome. A metodologia escolhida é de cunho qualitativo em um viés de estudo de caso, com preservação dos sujeitos-participantes e exploração das narrativas de suas histórias de vida. O trabalho se desenvolveu com duas mulheres com Síndrome de Berardinelli, residentes nas cidades de Carnaúbas dos Dantas e Currais Novos na região do sertão do Rio Grande do Norte e associadas à Associação de Pais e Pessoas com Síndrome Berardinelli do Estado do Rio Grande do Norte – ASPOSBERN. A pesquisa traz discussões acerca da escola da diversidade no sentido amplo, uma vez que a escola, por ser uma instituição crítica e reflexiva frente a construção de sujeitos capazes de entender e modificar o mundo atual com atitudes, habilidades ou competências, necessita de mudanças que possam favorecer a construção do respeito às diferentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "CONTEXTO ESCOLAR, SÍNDROME BERARDINELLI, GÊNERO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA14_ID3792_09082015083649.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARTUR DE MEDEIROS QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "ARTUR QUEIROZ"
    "autor_email" => "medeirosqueiroz1991@hotma"
    "autor_ies" => "FASP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este artigo emerge do princípio da discussão teórica de gênero e da escola da diversidade, sobretudo, pelo viés da deficiência no contexto escolar. Neste berço, marcam-se processos de preconceitos e diferenças, resultando em práticas sociais que implicam na aceitação e construção identitária das mulheres com Síndrome Berardinelli e, concomitantemente, interage-se e relaciona-se com a comunidade escolar. Tal razão, pela qual se justifica o retrato dessa pesquisa, é pelo fato da Síndrome de Berardinelli ser rara e que, consequentemente, não tem proporcionado discussões no campo antropológico e sociológico da educação, corroborando e inquietando os leitores e produzindo novos conhecimentos acerca da Síndrome. A metodologia escolhida é de cunho qualitativo em um viés de estudo de caso, com preservação dos sujeitos-participantes e exploração das narrativas de suas histórias de vida. O trabalho se desenvolveu com duas mulheres com Síndrome de Berardinelli, residentes nas cidades de Carnaúbas dos Dantas e Currais Novos na região do sertão do Rio Grande do Norte e associadas à Associação de Pais e Pessoas com Síndrome Berardinelli do Estado do Rio Grande do Norte – ASPOSBERN. A pesquisa traz discussões acerca da escola da diversidade no sentido amplo, uma vez que a escola, por ser uma instituição crítica e reflexiva frente a construção de sujeitos capazes de entender e modificar o mundo atual com atitudes, habilidades ou competências, necessita de mudanças que possam favorecer a construção do respeito às diferentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.