EM BUSCA DE NOVAS FÓRMULAS E TRAÇANDO NOVOS CAMINHOS: UMA REFLEXÃO SOBRE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA.
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15930 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 706 "inscrito_id" => 2482 "titulo" => "EM BUSCA DE NOVAS FÓRMULAS E TRAÇANDO NOVOS CAMINHOS: UMA REFLEXÃO SOBRE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA." "resumo" => "O ensino de história, em sua configuração atual, enfrenta uma constante, assim como, profunda, barreira para o alcance de suas finalidades, junto ao corpo discente. A partir desta afirmação, alguns aspectos podem ser levados em conta, no entanto, um dos desafios basilares encontra-se na configuração metodológica deste próprio saber, que, formata um distanciamento com o corpo discente, pois, existe uma profunda ruptura entre o cotidiano discente, que, está emergido no suprassumo das ideias capitalistas que se baseiam na transição e mudança; já o conhecimento histórico é baseado em formalismos e taxado, pelos discentes, como mórbido. Neste atual desafio enfrentado pelo ensino de história, necessariamente, este, carece de uma reformulação. Desta forma, este artigo propõe uma reflexão sobre a caracterização do ensino de história tradicional, juntamente, com as respectivas potencialidades e pontos a serem mudados para uma maior interatividade com o público discente do ensino básico. Partindo desta problematização, a metodologia que sustentará esta análise se baseará em duas frentes: uma revisão bibliográfica sobre a temática do ensino de história, juntamente, com o conjunto de observações acumuladas em atividades “não-convencionais” aplicadas na sala de aula, sendo estas, experiências possibilitadas pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência), entre os anos de 2013 e 2014." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "História da Educação" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, NOVAS ABORDAGENS, FORMALISMO, TRANSFORMAÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA1_ID2482_16082015120609.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEX PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALEX" "autor_email" => "aleks1928@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15930 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 706 "inscrito_id" => 2482 "titulo" => "EM BUSCA DE NOVAS FÓRMULAS E TRAÇANDO NOVOS CAMINHOS: UMA REFLEXÃO SOBRE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA." "resumo" => "O ensino de história, em sua configuração atual, enfrenta uma constante, assim como, profunda, barreira para o alcance de suas finalidades, junto ao corpo discente. A partir desta afirmação, alguns aspectos podem ser levados em conta, no entanto, um dos desafios basilares encontra-se na configuração metodológica deste próprio saber, que, formata um distanciamento com o corpo discente, pois, existe uma profunda ruptura entre o cotidiano discente, que, está emergido no suprassumo das ideias capitalistas que se baseiam na transição e mudança; já o conhecimento histórico é baseado em formalismos e taxado, pelos discentes, como mórbido. Neste atual desafio enfrentado pelo ensino de história, necessariamente, este, carece de uma reformulação. Desta forma, este artigo propõe uma reflexão sobre a caracterização do ensino de história tradicional, juntamente, com as respectivas potencialidades e pontos a serem mudados para uma maior interatividade com o público discente do ensino básico. Partindo desta problematização, a metodologia que sustentará esta análise se baseará em duas frentes: uma revisão bibliográfica sobre a temática do ensino de história, juntamente, com o conjunto de observações acumuladas em atividades “não-convencionais” aplicadas na sala de aula, sendo estas, experiências possibilitadas pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência), entre os anos de 2013 e 2014." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "História da Educação" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, NOVAS ABORDAGENS, FORMALISMO, TRANSFORMAÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA1_ID2482_16082015120609.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEX PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALEX" "autor_email" => "aleks1928@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }