EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA CIDADE DE CUITÉ
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15885 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1862 "inscrito_id" => 3988 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA CIDADE DE CUITÉ" "resumo" => "O processo ensino aprendizagem é contínuo e multilateral. Os desafios emergem no dia a dia dos docentes e discentes, além disso, no de todos os colaboradores institucionais e também na própria sociedade em suas faces política-histórica-econômica e cultural. A integração ou inclusão de alunos com necessidades especiais no sistema regular de ensino tem sido sem dúvida, a questão referente à educação especial mais discutida no país nas últimas décadas. Este trabalho objetivou identificar como as escolas estaduais estão sendo preparadas para receber alunos com necessidades especiais em Cuité-PB. Essa pesquisa foi desenvolvida em três escolas com a participação de vinte docentes, durante o período de abril a junho de 2015. Foram aplicados questionários com os docentes, onde foi enfatizado o seu perfil acadêmico, a disponibilidade de recursos de infraestrutura e também didáticos pedagógicos oferecidos pela instituição de ensino, e pôr fim a visão dos professores sobre a vivência com alunos portadores de necessidades educativas especiais. No que se refere, à formação acadêmica, os professores são formados em diversas licenciaturas. A infraestrutura vem passando por diversas e contínuas obras de adequação destacando-se a instalação de rampas de acesso para discentes com deficiência motora. Até o presente momento, não existem recursos didáticos pedagógicos totalmente especializados ao atendimento dos alunos com necessidades diferenciadas. A maioria dos docentes (58%) já atendeu alunos com necessidades educacionais especiais, porém 67% dos mesmos não pensaram em fazer um curso de capacitação na área. No entanto, não basta que uma proposta se torne lei para que a mesma seja imediatamente aplicada. Inúmeras são as barreiras que impedem que a política de inclusão se torne realidade na prática cotidiana de nossas escolas. Entre estas a principal, sem dúvida, é o despreparo dos professores do ensino regular e a falta de estrutura das escolas para receber esses alunos em sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESCOLAS ESTADUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA7_ID3988_08092015144516.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE KATIANE DA SILVA FREIRE" "autor_nome_curto" => "ALINE FREIRE" "autor_email" => "alinekatiane13@hotmail.co" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15885 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1862 "inscrito_id" => 3988 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA CIDADE DE CUITÉ" "resumo" => "O processo ensino aprendizagem é contínuo e multilateral. Os desafios emergem no dia a dia dos docentes e discentes, além disso, no de todos os colaboradores institucionais e também na própria sociedade em suas faces política-histórica-econômica e cultural. A integração ou inclusão de alunos com necessidades especiais no sistema regular de ensino tem sido sem dúvida, a questão referente à educação especial mais discutida no país nas últimas décadas. Este trabalho objetivou identificar como as escolas estaduais estão sendo preparadas para receber alunos com necessidades especiais em Cuité-PB. Essa pesquisa foi desenvolvida em três escolas com a participação de vinte docentes, durante o período de abril a junho de 2015. Foram aplicados questionários com os docentes, onde foi enfatizado o seu perfil acadêmico, a disponibilidade de recursos de infraestrutura e também didáticos pedagógicos oferecidos pela instituição de ensino, e pôr fim a visão dos professores sobre a vivência com alunos portadores de necessidades educativas especiais. No que se refere, à formação acadêmica, os professores são formados em diversas licenciaturas. A infraestrutura vem passando por diversas e contínuas obras de adequação destacando-se a instalação de rampas de acesso para discentes com deficiência motora. Até o presente momento, não existem recursos didáticos pedagógicos totalmente especializados ao atendimento dos alunos com necessidades diferenciadas. A maioria dos docentes (58%) já atendeu alunos com necessidades educacionais especiais, porém 67% dos mesmos não pensaram em fazer um curso de capacitação na área. No entanto, não basta que uma proposta se torne lei para que a mesma seja imediatamente aplicada. Inúmeras são as barreiras que impedem que a política de inclusão se torne realidade na prática cotidiana de nossas escolas. Entre estas a principal, sem dúvida, é o despreparo dos professores do ensino regular e a falta de estrutura das escolas para receber esses alunos em sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESCOLAS ESTADUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA7_ID3988_08092015144516.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE KATIANE DA SILVA FREIRE" "autor_nome_curto" => "ALINE FREIRE" "autor_email" => "alinekatiane13@hotmail.co" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }