O ensino da geociências no ensino básico não tem merecido a mesma atenção que outras ciências, sendo pouco trabalhada e até mesmo esquecida devido a sua complexidade ou falta de domínio do assunto por parte dos docentes por ser uma ciência que abrange assuntos muitas vezes abordados apenas no meio científico ou na mídia como astronomia, cosmologia, geologia, oceanografia, a paleontologia, entre outras, que são temas que nos permitem conhecer a história do planeta Terra. A escola tem o compromisso social de ir além da simples transmissão do conhecimento sistematizado, buscado metodologias participativas, problematizando os conteúdos e estimulando o aluno. Deste modo, ressalta-se a importância de trabalhar essa ciência de maneira não fragmentada e que desperte o interesse dos professores e alunos para tais assuntos. Busca-se assim, sensibilizar e mostrar a importância de resgatar o vínculo entre as geociências e o ensino básico, através de instrumentos pedagógicos, utilizando-se principalmente da ludicidade, pois esta é uma aliada para trabalhar assuntos de maneira prazerosa e criativa, atraindo a atenção do educando e deixando de lado métodos obsoletos, monótonos e exaustivos. Assim, instrumentos pedagógicos têm sido explorados por diversos pesquisadores e mostrado ser uma ferramenta de grande eficácia para abordar o assunto, como são o caso de jogos (de Role Playing Game, tabuleiro ou virtuais), maquetes, vídeos, músicas, teatros, entre outros. Além disso, apresenta-se também a necessidade dos professores conhecerem bem os variados meios de apoio que podem ser utilizados para melhorar o desempenho das atividades propostas para os alunos, uma das maneiras para isso, são cursos de formação para professores.