CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15668 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1011 "inscrito_id" => 3817 "titulo" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA" "resumo" => "Este artigo tem por objetivo apresentar resultados de pesquisa oriundos da prática de contação de histórias em turmas de ensino fundamental I e que demonstram a contribuição dessa prática para o desenvolvimento da leitura. Considerando que as histórias infantis fazem parte do mundo de magia e encantamento das crianças, os dados e reflexões aqui apresentados revelam que a contação de histórias é mais uma estratégia de leitura fundamental para formar alunos-leitores, pois enriquecem o processo educacional de modo a valorizar os sujeitos tornando-os críticos e reflexivos, por caminhos plurissignificativos para a leitura e compreensão de si e do mundo. Como alunas do curso de Letras, no IFPB-Campus de Sousa e bolsistas do Programa de Iniciação à Docência, temos vivenciado vários problemas relacionados ao ensino da leitura e compreensão de textos, principalmente em turmas do ensino fundamental I. Para o desenvolvimento do trabalho proposto, nos aportamos teoricamenteaosestudos nas áreas de Literatura Infantil e Contação de Histórias que enxergam a contação de histórias infantis como um meio capaz de formar leitores críticos utilizando, para isso, seus medos, sentimentos, emoções e fantasias que fazem parte de imaginário infantil e aliando a literatura infantil com a fantasia a criança desperta o interesse pela leitura e consequentemente a sua compreensão e interpretação. As análises, ora apresentadas, representam importantes contribuições para os que buscam compreender as implicações do ensino de leitura para o desenvolvimento da aprendizagem no ensino fundamental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, LEITURA, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID3817_24082015095751.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA ODÍLIA MARQUES ESTRELA DE ABRANTES" "autor_nome_curto" => "ANA ODÍLIA" "autor_email" => "anaodilia2@hotmail.com" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15668 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1011 "inscrito_id" => 3817 "titulo" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA" "resumo" => "Este artigo tem por objetivo apresentar resultados de pesquisa oriundos da prática de contação de histórias em turmas de ensino fundamental I e que demonstram a contribuição dessa prática para o desenvolvimento da leitura. Considerando que as histórias infantis fazem parte do mundo de magia e encantamento das crianças, os dados e reflexões aqui apresentados revelam que a contação de histórias é mais uma estratégia de leitura fundamental para formar alunos-leitores, pois enriquecem o processo educacional de modo a valorizar os sujeitos tornando-os críticos e reflexivos, por caminhos plurissignificativos para a leitura e compreensão de si e do mundo. Como alunas do curso de Letras, no IFPB-Campus de Sousa e bolsistas do Programa de Iniciação à Docência, temos vivenciado vários problemas relacionados ao ensino da leitura e compreensão de textos, principalmente em turmas do ensino fundamental I. Para o desenvolvimento do trabalho proposto, nos aportamos teoricamenteaosestudos nas áreas de Literatura Infantil e Contação de Histórias que enxergam a contação de histórias infantis como um meio capaz de formar leitores críticos utilizando, para isso, seus medos, sentimentos, emoções e fantasias que fazem parte de imaginário infantil e aliando a literatura infantil com a fantasia a criança desperta o interesse pela leitura e consequentemente a sua compreensão e interpretação. As análises, ora apresentadas, representam importantes contribuições para os que buscam compreender as implicações do ensino de leitura para o desenvolvimento da aprendizagem no ensino fundamental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, LEITURA, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID3817_24082015095751.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA ODÍLIA MARQUES ESTRELA DE ABRANTES" "autor_nome_curto" => "ANA ODÍLIA" "autor_email" => "anaodilia2@hotmail.com" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }