Este artigo tem por objetivo apresentar resultados de pesquisa oriundos da prática de contação de histórias em turmas de ensino fundamental I e que demonstram a contribuição dessa prática para o desenvolvimento da leitura. Considerando que as histórias infantis fazem parte do mundo de magia e encantamento das crianças, os dados e reflexões aqui apresentados revelam que a contação de histórias é mais uma estratégia de leitura fundamental para formar alunos-leitores, pois enriquecem o processo educacional de modo a valorizar os sujeitos tornando-os críticos e reflexivos, por caminhos plurissignificativos para a leitura e compreensão de si e do mundo. Como alunas do curso de Letras, no IFPB-Campus de Sousa e bolsistas do Programa de Iniciação à Docência, temos vivenciado vários problemas relacionados ao ensino da leitura e compreensão de textos, principalmente em turmas do ensino fundamental I. Para o desenvolvimento do trabalho proposto, nos aportamos teoricamenteaosestudos nas áreas de Literatura Infantil e Contação de Histórias que enxergam a contação de histórias infantis como um meio capaz de formar leitores críticos utilizando, para isso, seus medos, sentimentos, emoções e fantasias que fazem parte de imaginário infantil e aliando a literatura infantil com a fantasia a criança desperta o interesse pela leitura e consequentemente a sua compreensão e interpretação. As análises, ora apresentadas, representam importantes contribuições para os que buscam compreender as implicações do ensino de leitura para o desenvolvimento da aprendizagem no ensino fundamental.