Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TEORIAS DO CURRÍCULO: ENTREOLHARES PARA AS CULTURAS NEGADAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Palavra-chaves: CURRÍCULO, DIVERSIDADE, MULTICULTURALISMO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação e Relações Etnico-Raciais
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este artigo tem por objetivo problematizar um currículo pautado em uma (re)educação para a diversidade. Para tanto, percorre as diversas teorias curriculares e emerge na pluralidade cultural perpassando o ambiente escolar. A reflexão aqui estabelecida não tem a intenção de indicar em o currículo ideal, nem dissertar amplamente sobre as teorias curriculares. Buscamos compreender tais teorias para chegarmos a uma possível indicação de um currículo muticuturalmente construído. Trazendo autores como Amorim (2011), Candau (2010), Gusmão (2003), Macedo (2006), Moreira (2002), Santomé (1995), Silva (1999), Silva (2004), entre outros. Dando início a uma discussão, ou melhor, indícios para reflexões futuras de uma questão bastante promissora no respeito e valorização da diversidade dentro e fora das instituições escolares.

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