O presente trabalho origina-se a partir de um estudo de caso realizado em uma escola de tempo integral no município de Recife. A pesquisa se desenvolveu a partir das seguintes questões: como a política pública de Educação Integral vem se desenvolvendo no contexto do município do Recife? Quais são seus principais desafios e suas principais conquistas? Embasamo-nos na abordagem do ciclo de políticas e utilizamos o Estudo de Caso enquanto metodologia da pesquisa. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com parte do corpo docente, a coordenação e a direção da escola. Também foram analisados os principais documentos que operacionalizam e orientam as atuais políticas de ampliação da jornada escolar, assim como o Projeto Político Pedagógico da escola. Diante do que encontramos a partir de nossa investigação, podemos ressaltar enquanto principais desafios: a formação continuada e a ausência de dedicação exclusiva para os docentes, a articulação entre os turnos e com a comunidade, o currículo que não contempla os elementos da formação integral, o que provoca cansaço nos alunos. Em relação às ações que tem possibilitado a superação destes desafios, pudemos encontrar uma prática muito forte do que foi chamado de Ensino por projetos, tentativas de adequação da rotina ao ritmo dos estudantes, realização de culminâncias para promover a aproximação com a comunidade e reuniões periódicas com os pais, entre as escolas de tempo integral do município, do Conselho Pedagógico e de Planejamento.