A matemática é uma das ciências basilares para o desenvolvimento da sociedade humana e uma de suas características enquanto ciência moderna é a sua capacidade de dialogar com várias outras áreas do conhecimento. Assim, esta pesquisa, fruto do Programa de Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática tem a sua importância da por abordar a História da Matemática e suas conexões com a Sociologia, especificamente a alemã de Norbert Elias , trazendo uma grande importância na forma de interpretação do curso e desenvolvimento de ambas as ciências na história, além do que, tal Sociologia, fruto do pensamento da interconexão entre estrutura social e a ação individual, ajudará a explorarmos a História da Matemática buscando sua relevância entre autores, obras e contextos sociais nos quais foi desenvolvida. Para tanto, tomaremos esta última para além de sua concepção como instrumento de análise de fenômenos naturais, físicos ou estruturais, por vezes no plano abstrato, mas também como aspecto chave para a formulação de diversas configurações sociais e históricas, abordando-se a relação entre os problemas motivadores das descobertas matemáticas e o conceito de “processo civilizador” proposto pelo sociólogo alemão Norbert Elias.
Vendo as relações entre a Matemática e a Sociologia a partir desse ponto de vista, poderemos ir além, no que diz respeito à compreensão da sua natureza, pois, veremos sua estreita relação com o desenvolvimento do espírito humano e, consequentemente, com aquilo que se compreende sobre civilização nos termos este que serão explorados com base no trabalho do sociólogo Norbert Elias. Dessa forma, buscaremos mostrar as relações entre o conceito de “processo civilizador” e o desenvolvimento matemático, lançando mão, para isto, de fatos históricos e evidências que comprovem a existência dessa relação no sentido de verificar se determinado grupo civilizado tem, necessariamente, conhecimentos matemáticos bem resolvidos.