Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS DE TRABALHAR A INTERDISCIPLINARIDADE NA VISÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE SOBRAL/CE

Palavra-chaves: INTERDISCIPLIRIDADE, , FORMAÇÃO, , PROFESSORES, , ESCOLAR, , ESCOLAR, Pôster (PO) / Poster Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16638
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1822
    "inscrito_id" => 5824
    "titulo" => "OS DESAFIOS DE TRABALHAR A INTERDISCIPLINARIDADE NA VISÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE SOBRAL/CE"
    "resumo" => "Na interdisciplinaridade, duas ou mais disciplinas relacionam seus conteúdos para aprofundar o conhecimento onde o professor proporciona aos alunos uma maior criticidade a partir da referida prática. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo destacar as dificuldades da interdisciplinaridade no contexto escolar, ou mesmo, a ausência dessa prática em uma Escola pública de Ensino Médio, localizada na cidade de Sobral – CE. A pesquisa em questão teve por base a aplicação, in locús, de um questionário a 10 professores distribuídos nas seguintes áreas do Ensino Médio: Ciências da Natureza; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e, Linguagens e Códigos. Os dez professores entrevistados estão distribuídos nas mais diferentes áreas de formação, 90% dos professores ministram disciplinas na sua área de formação, têm idade entre 27 a 51 anos e são docentes há mais de dois anos. Foi possível observar que praticamente todos os professores participantes da pesquisa não tiveram dificuldade em definir interdisciplinaridade e 100% já trabalharam de forma interdisciplinar. Porém, 80% dos professores afirmaram ter dificuldades em trabalhar interdisciplinarmente. Quando questionados em relação aos desafios enfrentados para a aplicação da interdisciplinaridade em sala de aula, a maioria assinalou mais de uma dificuldade, alguns até mesmo o total listado no questionário aplicado. De acordo com os dados apresentados, percebemos que ainda são grandes os desafios a serem superados, justificados pelo fato de se tratar de uma prática pedagógica que ainda está em processo de implantação nas escolas,  e que infelizmente, ainda encontra resistência por parte de alguns docentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLIRIDADE,, FORMAÇÃO,, PROFESSORES,, ESCOLAR,, ESCOLAR,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID5824_08092015131047.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO LIVRAMENTO OLIVEIRA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariaoliveeira2010@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16638
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1822
    "inscrito_id" => 5824
    "titulo" => "OS DESAFIOS DE TRABALHAR A INTERDISCIPLINARIDADE NA VISÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE SOBRAL/CE"
    "resumo" => "Na interdisciplinaridade, duas ou mais disciplinas relacionam seus conteúdos para aprofundar o conhecimento onde o professor proporciona aos alunos uma maior criticidade a partir da referida prática. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo destacar as dificuldades da interdisciplinaridade no contexto escolar, ou mesmo, a ausência dessa prática em uma Escola pública de Ensino Médio, localizada na cidade de Sobral – CE. A pesquisa em questão teve por base a aplicação, in locús, de um questionário a 10 professores distribuídos nas seguintes áreas do Ensino Médio: Ciências da Natureza; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e, Linguagens e Códigos. Os dez professores entrevistados estão distribuídos nas mais diferentes áreas de formação, 90% dos professores ministram disciplinas na sua área de formação, têm idade entre 27 a 51 anos e são docentes há mais de dois anos. Foi possível observar que praticamente todos os professores participantes da pesquisa não tiveram dificuldade em definir interdisciplinaridade e 100% já trabalharam de forma interdisciplinar. Porém, 80% dos professores afirmaram ter dificuldades em trabalhar interdisciplinarmente. Quando questionados em relação aos desafios enfrentados para a aplicação da interdisciplinaridade em sala de aula, a maioria assinalou mais de uma dificuldade, alguns até mesmo o total listado no questionário aplicado. De acordo com os dados apresentados, percebemos que ainda são grandes os desafios a serem superados, justificados pelo fato de se tratar de uma prática pedagógica que ainda está em processo de implantação nas escolas,  e que infelizmente, ainda encontra resistência por parte de alguns docentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLIRIDADE,, FORMAÇÃO,, PROFESSORES,, ESCOLAR,, ESCOLAR,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID5824_08092015131047.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO LIVRAMENTO OLIVEIRA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariaoliveeira2010@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Na interdisciplinaridade, duas ou mais disciplinas relacionam seus conteúdos para aprofundar o conhecimento onde o professor proporciona aos alunos uma maior criticidade a partir da referida prática. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo destacar as dificuldades da interdisciplinaridade no contexto escolar, ou mesmo, a ausência dessa prática em uma Escola pública de Ensino Médio, localizada na cidade de Sobral – CE. A pesquisa em questão teve por base a aplicação, in locús, de um questionário a 10 professores distribuídos nas seguintes áreas do Ensino Médio: Ciências da Natureza; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e, Linguagens e Códigos. Os dez professores entrevistados estão distribuídos nas mais diferentes áreas de formação, 90% dos professores ministram disciplinas na sua área de formação, têm idade entre 27 a 51 anos e são docentes há mais de dois anos. Foi possível observar que praticamente todos os professores participantes da pesquisa não tiveram dificuldade em definir interdisciplinaridade e 100% já trabalharam de forma interdisciplinar. Porém, 80% dos professores afirmaram ter dificuldades em trabalhar interdisciplinarmente. Quando questionados em relação aos desafios enfrentados para a aplicação da interdisciplinaridade em sala de aula, a maioria assinalou mais de uma dificuldade, alguns até mesmo o total listado no questionário aplicado. De acordo com os dados apresentados, percebemos que ainda são grandes os desafios a serem superados, justificados pelo fato de se tratar de uma prática pedagógica que ainda está em processo de implantação nas escolas, e que infelizmente, ainda encontra resistência por parte de alguns docentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.