OS DESAFIOS DE TRABALHAR A INTERDISCIPLINARIDADE NA VISÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE SOBRAL/CE
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16638 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1822 "inscrito_id" => 5824 "titulo" => "OS DESAFIOS DE TRABALHAR A INTERDISCIPLINARIDADE NA VISÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE SOBRAL/CE" "resumo" => "Na interdisciplinaridade, duas ou mais disciplinas relacionam seus conteúdos para aprofundar o conhecimento onde o professor proporciona aos alunos uma maior criticidade a partir da referida prática. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo destacar as dificuldades da interdisciplinaridade no contexto escolar, ou mesmo, a ausência dessa prática em uma Escola pública de Ensino Médio, localizada na cidade de Sobral – CE. A pesquisa em questão teve por base a aplicação, in locús, de um questionário a 10 professores distribuídos nas seguintes áreas do Ensino Médio: Ciências da Natureza; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e, Linguagens e Códigos. Os dez professores entrevistados estão distribuídos nas mais diferentes áreas de formação, 90% dos professores ministram disciplinas na sua área de formação, têm idade entre 27 a 51 anos e são docentes há mais de dois anos. Foi possível observar que praticamente todos os professores participantes da pesquisa não tiveram dificuldade em definir interdisciplinaridade e 100% já trabalharam de forma interdisciplinar. Porém, 80% dos professores afirmaram ter dificuldades em trabalhar interdisciplinarmente. Quando questionados em relação aos desafios enfrentados para a aplicação da interdisciplinaridade em sala de aula, a maioria assinalou mais de uma dificuldade, alguns até mesmo o total listado no questionário aplicado. De acordo com os dados apresentados, percebemos que ainda são grandes os desafios a serem superados, justificados pelo fato de se tratar de uma prática pedagógica que ainda está em processo de implantação nas escolas, e que infelizmente, ainda encontra resistência por parte de alguns docentes." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLIRIDADE,, FORMAÇÃO,, PROFESSORES,, ESCOLAR,, ESCOLAR," "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID5824_08092015131047.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO LIVRAMENTO OLIVEIRA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mariaoliveeira2010@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16638 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1822 "inscrito_id" => 5824 "titulo" => "OS DESAFIOS DE TRABALHAR A INTERDISCIPLINARIDADE NA VISÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE SOBRAL/CE" "resumo" => "Na interdisciplinaridade, duas ou mais disciplinas relacionam seus conteúdos para aprofundar o conhecimento onde o professor proporciona aos alunos uma maior criticidade a partir da referida prática. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo destacar as dificuldades da interdisciplinaridade no contexto escolar, ou mesmo, a ausência dessa prática em uma Escola pública de Ensino Médio, localizada na cidade de Sobral – CE. A pesquisa em questão teve por base a aplicação, in locús, de um questionário a 10 professores distribuídos nas seguintes áreas do Ensino Médio: Ciências da Natureza; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e, Linguagens e Códigos. Os dez professores entrevistados estão distribuídos nas mais diferentes áreas de formação, 90% dos professores ministram disciplinas na sua área de formação, têm idade entre 27 a 51 anos e são docentes há mais de dois anos. Foi possível observar que praticamente todos os professores participantes da pesquisa não tiveram dificuldade em definir interdisciplinaridade e 100% já trabalharam de forma interdisciplinar. Porém, 80% dos professores afirmaram ter dificuldades em trabalhar interdisciplinarmente. Quando questionados em relação aos desafios enfrentados para a aplicação da interdisciplinaridade em sala de aula, a maioria assinalou mais de uma dificuldade, alguns até mesmo o total listado no questionário aplicado. De acordo com os dados apresentados, percebemos que ainda são grandes os desafios a serem superados, justificados pelo fato de se tratar de uma prática pedagógica que ainda está em processo de implantação nas escolas, e que infelizmente, ainda encontra resistência por parte de alguns docentes." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLIRIDADE,, FORMAÇÃO,, PROFESSORES,, ESCOLAR,, ESCOLAR," "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID5824_08092015131047.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO LIVRAMENTO OLIVEIRA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mariaoliveeira2010@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }