A escola precisa assumir uma nova concepção para ser sustentável, onde o aluno deve não somente aprender os conteúdos curriculares básicos, mas também os princípios da sustentabilidade. Esta deve incorporar a igualdade social e a qualidade de vida da atual e futuras gerações, garantindo o acesso à alimentação e nutrição adequadas a todos os seres humanos. Desta forma o objetivo deste trabalho foi implantar uma horta, como espaço propício para atividades educativas sobre alimentação saudável e meio ambiente, na Escola Municipal Monsenhor Joaquim Honório, localizada em Natal/RN. Foram realizadas ações para sensibilização, oficina sobre nutrição como promoção de saúde, gincana para arrecadar material reciclável que foi utilizado na construção de uma horta na escola. Observou-se a mudança de atitude dos alunos com relação ao consumo de salada da merenda escolar e relato sobre o conhecimento adquirido a respeito de doenças relacionadas com a alimentação, como diabetes. Uma gincana propiciou a arrecadação de mais de 120 kg de resíduos recicláveis, dos quais garrafas PET foram utilizadas na construção de horta vertical e pneus, para horta horizontal. Caixas de Tetra Pak foram usadas na confecção de artesanato feito pelos alunos e demais resíduos foram doados para catadores de recicláveis. Foram plantadas sementes de coentro, alface, rúcula e tomate. Os produtos da horta foram distribuídos aos alunos, que manifestaram o interesse em fazer a horta em suas casas, aproveitando os espaços nos quintais. Concluiu-se que o aprendizado adquirido de forma prazerosa, possibilitou condições para que os alunos possam aplicá-los por si próprios na construção de hortas, que colaborem para a sustentabilidade em suas comunidades.