Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E NUTRICIONAL ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE HORTA EM UMA ESCOLA PÚLICA DE NATAL

Palavra-chaves: ESCOLA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, HORTA, SUSTENTABILIDADE Pôster (PO) / Poster Submission Educação Ambiental
"2015-10-14 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15805
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 922
    "inscrito_id" => 5977
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E NUTRICIONAL ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE HORTA EM UMA ESCOLA PÚLICA DE NATAL"
    "resumo" => "A escola precisa assumir uma nova concepção para ser sustentável, onde o aluno deve não somente aprender os conteúdos curriculares básicos, mas também os princípios da sustentabilidade. Esta deve incorporar a igualdade social e a qualidade de vida da atual e futuras gerações, garantindo o acesso à alimentação e nutrição adequadas a todos os seres humanos. Desta forma o objetivo deste trabalho foi implantar uma horta, como espaço propício para atividades educativas sobre alimentação saudável e meio ambiente, na Escola Municipal Monsenhor Joaquim Honório, localizada em Natal/RN. Foram realizadas ações para sensibilização, oficina sobre nutrição como promoção de saúde, gincana para arrecadar material reciclável que foi utilizado na construção de uma horta na escola. Observou-se a mudança de atitude dos alunos com relação ao consumo de salada da merenda escolar e relato sobre o conhecimento adquirido a respeito de doenças relacionadas com a alimentação, como diabetes. Uma gincana propiciou a arrecadação de mais de 120 kg de resíduos recicláveis, dos quais garrafas PET foram utilizadas na construção de horta vertical e pneus, para horta horizontal. Caixas de Tetra Pak foram usadas na confecção de artesanato feito pelos alunos e demais resíduos foram doados para catadores de recicláveis. Foram plantadas sementes de coentro, alface, rúcula e tomate. Os produtos da horta foram distribuídos aos alunos, que manifestaram o interesse em fazer a horta em suas casas, aproveitando os espaços nos quintais. Concluiu-se que o aprendizado adquirido de forma prazerosa, possibilitou condições para que os alunos possam aplicá-los por si próprios na construção de hortas, que colaborem para a sustentabilidade em suas comunidades."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, HORTA, SUSTENTABILIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA10_ID5977_18082015222051.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO DESTERRO SOUSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DESTERRO"
    "autor_email" => "desterro17@hotmail.com"
    "autor_ies" => "ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ESCOLAS SUSTENTAVEIS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15805
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 922
    "inscrito_id" => 5977
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E NUTRICIONAL ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE HORTA EM UMA ESCOLA PÚLICA DE NATAL"
    "resumo" => "A escola precisa assumir uma nova concepção para ser sustentável, onde o aluno deve não somente aprender os conteúdos curriculares básicos, mas também os princípios da sustentabilidade. Esta deve incorporar a igualdade social e a qualidade de vida da atual e futuras gerações, garantindo o acesso à alimentação e nutrição adequadas a todos os seres humanos. Desta forma o objetivo deste trabalho foi implantar uma horta, como espaço propício para atividades educativas sobre alimentação saudável e meio ambiente, na Escola Municipal Monsenhor Joaquim Honório, localizada em Natal/RN. Foram realizadas ações para sensibilização, oficina sobre nutrição como promoção de saúde, gincana para arrecadar material reciclável que foi utilizado na construção de uma horta na escola. Observou-se a mudança de atitude dos alunos com relação ao consumo de salada da merenda escolar e relato sobre o conhecimento adquirido a respeito de doenças relacionadas com a alimentação, como diabetes. Uma gincana propiciou a arrecadação de mais de 120 kg de resíduos recicláveis, dos quais garrafas PET foram utilizadas na construção de horta vertical e pneus, para horta horizontal. Caixas de Tetra Pak foram usadas na confecção de artesanato feito pelos alunos e demais resíduos foram doados para catadores de recicláveis. Foram plantadas sementes de coentro, alface, rúcula e tomate. Os produtos da horta foram distribuídos aos alunos, que manifestaram o interesse em fazer a horta em suas casas, aproveitando os espaços nos quintais. Concluiu-se que o aprendizado adquirido de forma prazerosa, possibilitou condições para que os alunos possam aplicá-los por si próprios na construção de hortas, que colaborem para a sustentabilidade em suas comunidades."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, HORTA, SUSTENTABILIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA10_ID5977_18082015222051.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO DESTERRO SOUSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DESTERRO"
    "autor_email" => "desterro17@hotmail.com"
    "autor_ies" => "ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ESCOLAS SUSTENTAVEIS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A escola precisa assumir uma nova concepção para ser sustentável, onde o aluno deve não somente aprender os conteúdos curriculares básicos, mas também os princípios da sustentabilidade. Esta deve incorporar a igualdade social e a qualidade de vida da atual e futuras gerações, garantindo o acesso à alimentação e nutrição adequadas a todos os seres humanos. Desta forma o objetivo deste trabalho foi implantar uma horta, como espaço propício para atividades educativas sobre alimentação saudável e meio ambiente, na Escola Municipal Monsenhor Joaquim Honório, localizada em Natal/RN. Foram realizadas ações para sensibilização, oficina sobre nutrição como promoção de saúde, gincana para arrecadar material reciclável que foi utilizado na construção de uma horta na escola. Observou-se a mudança de atitude dos alunos com relação ao consumo de salada da merenda escolar e relato sobre o conhecimento adquirido a respeito de doenças relacionadas com a alimentação, como diabetes. Uma gincana propiciou a arrecadação de mais de 120 kg de resíduos recicláveis, dos quais garrafas PET foram utilizadas na construção de horta vertical e pneus, para horta horizontal. Caixas de Tetra Pak foram usadas na confecção de artesanato feito pelos alunos e demais resíduos foram doados para catadores de recicláveis. Foram plantadas sementes de coentro, alface, rúcula e tomate. Os produtos da horta foram distribuídos aos alunos, que manifestaram o interesse em fazer a horta em suas casas, aproveitando os espaços nos quintais. Concluiu-se que o aprendizado adquirido de forma prazerosa, possibilitou condições para que os alunos possam aplicá-los por si próprios na construção de hortas, que colaborem para a sustentabilidade em suas comunidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.