Este trabalho apresenta de modo reflexivo experiências adquiridas por meio de atividades desenvolvidas com alunos do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio, na escola E. E. F. M. Teodorico Teles de Quental, localizada em Crato - CE, durante o período de Maio a Junho de 2013, neste enfoca-se a importância do ensino de cartografia para estudantes do ensino básico. Consiste também em uma análise empírica e levantamentos bibliográficos. Objetiva-se por meio deste compartilhar as vivências e análises feitas, contribuindo assim com o processo de formação docente, pois através da socialização dessas informações, futuros e atuais professores de Geografia poderão ter uma visão diferenciada do ensino de Cartografia para alunos do ensino médio em escolas públicas. Trabalhou-se principalmente temáticas cartográficas gerais trazidas ao contexto social e cultural dos alunos, utilizou-se de várias metodologias. A experiência pedagógica junto a este estabelecimento de ensino contribuiu para uma reflexão sobre como os conceitos cartográficos veem sendo apresentados atualmente e o que pode ser feito para amenizar este quadro.