LIMA, Samya De Oliveira et al.. A construção do conhecimento matemático através do jogo. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15061>. Acesso em: 22/12/2024 23:09
O ensino da matemática é desafiador, pois essa disciplina é dona de certa aversão de boa parte dos estudantes. Mas já se percebe hoje que parte desse desinteresse pela disciplina de matemática em alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que se fundamentam principalmente na falta de conhecimentos básicos. O professor de matemática depara-se então com o desafio de apresentar ao educando uma matemática dinâmica, que atraia a sua atenção. A monotonia da sala de aula precisa ser substituída pela expectativa causada pela busca constante pelo conhecimento, e uma forma muito eficiente de provocar no aluno o desejo de aprender os conteúdos matemáticos. O tema desse projeto foi decidido com base em relatos dos discentes durante minhas aulas no Colégio Esperança em Juazeiro do Norte, Sales, Ceará, onde pude constatar que há uma grande deficiência nas quatro operações básicas em alunos da escola, o que dificulta o aprendizado nos demais conteúdos da disciplina. Diante dessa realidade observada por mim, senti a necessidade de criar um Projeto de Intervenção que despertasse nos alunos o interesse pela disciplina de matemática ao mesmo tempo, produzindo seu próprio conhecimento através da construção de jogos matemáticos. Nessa perspectiva da produção do próprio jogo parte da tendência pedagógica Modelagem Matemática, que defende a construção do conhecimento pelo próprio educando a partir de uma situação apresentada. Ao trabalhar a produção de jogos matemáticos, o professor estará ao motivando o educando a gostar da disciplina.