Neste trabalho apresentamos um relato de experiência cujo objetivo é descrever o desenvolvimento de intervenções pedagógicas realizadas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBD, os quais utilizaram a abordagem investigativa para a construção de conceitos científicos relacionados à Gravitação Universal em uma turma do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Hortênsio de S. Ribeiro-PREMEN, localizada em Campina Grande (PB). A experiência foi coordenada por bolsistas do PIBID sob supervisão da professora do subprojeto de Física. Do ponto de vista metodológico optamos pela oficina investigativa, a fim de averiguarmos os conhecimentos trazidos pelos alunos e em seguida compará-los com o conhecimento científico, o qual foi organizado por meio de intervenções pedagógicas. Os resultados mostraram que uso de atividades lúdicas, a exemplo das atividades propostas nas oficinas, propicia ao aluno a construção do conhecimento científico de forma mais significativa, a considerar que o mesmo é visto como como sujeito ativo durante o processo de ensino e aprendizagem.