USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17080 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 409 "inscrito_id" => 1428 "titulo" => "USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Apesar de sua relevância a Educação Ambiental na Educação Formal, ainda é praticada de forma limitada inclusive no que se refere ao uso da tecnologia como apoio à prática pedagógica. Neste sentido, este estudo se propõe a avaliar a contribuição e as potencialidades do uso de tecnologias no ensino da Educação Ambiental, envolvendo alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Maria Edilma de Freitas, no município de Pau dos Ferros/RN. O uso das tecnologias pode trazer inúmeras contribuições para a educação, como a autonomia do aluno no processo de aprendizado bem como a sua inclusão digital. As atividades de conscientização por meio do uso da tecnologia com atividades práticas virtuais visam abordar temas relacionados com a temática ambiental, partindo do local, porém considerando o ambiente em seus múltiplos aspectos. Com uma visão ampla de alcance regional e global, com a construção de textos, vídeos e livros digitais produzidos pelos alunos, e disponibilizados virtualmente nas redes sociais através de ferramentas disponíveis na internet é possível ampliar os conhecimentos de docentes e discentes de forma dinâmica. O avanço da tecnologia é um grande aliado do educador no processo de aprendizagem com potencial para formar indivíduos pensantes e questionadores. Sobretudo no desejo de estender tal afirmação para a prática docente esse artigo objetiva ser uma alternativa norteadora das ações docentes para o uso dos recursos tecnológicos nas práticas de Educação Ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO, TECNOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID1428_09082015142435.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGNO MARCIO DE LIMA PONTES" "autor_nome_curto" => "MAGNO PONTES" "autor_email" => "magnoponttes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE POTIGUAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17080 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 409 "inscrito_id" => 1428 "titulo" => "USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Apesar de sua relevância a Educação Ambiental na Educação Formal, ainda é praticada de forma limitada inclusive no que se refere ao uso da tecnologia como apoio à prática pedagógica. Neste sentido, este estudo se propõe a avaliar a contribuição e as potencialidades do uso de tecnologias no ensino da Educação Ambiental, envolvendo alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Maria Edilma de Freitas, no município de Pau dos Ferros/RN. O uso das tecnologias pode trazer inúmeras contribuições para a educação, como a autonomia do aluno no processo de aprendizado bem como a sua inclusão digital. As atividades de conscientização por meio do uso da tecnologia com atividades práticas virtuais visam abordar temas relacionados com a temática ambiental, partindo do local, porém considerando o ambiente em seus múltiplos aspectos. Com uma visão ampla de alcance regional e global, com a construção de textos, vídeos e livros digitais produzidos pelos alunos, e disponibilizados virtualmente nas redes sociais através de ferramentas disponíveis na internet é possível ampliar os conhecimentos de docentes e discentes de forma dinâmica. O avanço da tecnologia é um grande aliado do educador no processo de aprendizagem com potencial para formar indivíduos pensantes e questionadores. Sobretudo no desejo de estender tal afirmação para a prática docente esse artigo objetiva ser uma alternativa norteadora das ações docentes para o uso dos recursos tecnológicos nas práticas de Educação Ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO, TECNOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID1428_09082015142435.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGNO MARCIO DE LIMA PONTES" "autor_nome_curto" => "MAGNO PONTES" "autor_email" => "magnoponttes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE POTIGUAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }