Esta pesquisa tem como objetivo o lúdico através da concepção e a ação docente na organização das situações de ensino e de aprendizagem da matemática nos Anos Iniciais da EJA, tendo em vista que o lúdico está presente em todas as concepções de ensino aprendizagem, trazendo grandes benefícios na EJA e tendo ludicidade que é de extrema importância. Esta pesquisa é de caráter qualitativo para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos através da pesquisa participativa. Além disso, este estudo teve como metodologia analisar se os jogos poderão contribuir (ou não) no processo de ensino de saberes matemáticos no segmento da EJA com observações e regências em sala de aula. Objetivo que os educandos tenham vivências lúdicas na sala de aula, trazendo um aprendizado significativo e prazeroso perante o objeto de conhecimento e levando para a sua vida. Verificou-se que a pratica do lúdico faz parte da vida adulta, pois brincar é mais que uma brincadeira, e sim a abordagem de conhecimentos prévio existentes dos alunos, com os jogos os alunos demonstram grande interesse, maior participação e facilidade de aprendizagem. Desta forma, o professor poderá acompanhar o processo de aprendizagem e podendo observar a importância da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem e os jogos lúdicos utilizados e podendo intervir no ato com contribuições individuais dos discentes. O professor deve ter em vista que as atividades devem ser diversificadas dentro de cada conteúdo, ajustadas de acordo com a aprendizagem do aluno, que através da relação do lúdico na aprendizagem, a vivência e conhecimentos que possui, proporciona uma forma significativa de troca entre professor e aluno. Conclui-se que ao trabalhar a ludicidade o professor descobre um novo sentido, através dos jogos matemáticos em sala de aula do ensino fundamental II.