Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTEXTO POLÍTICO E PEDAGÓGICO PARA O SURGIMENTO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO RODA DE ALFABETIZAÇÃO

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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O município de Vitória da Conquista/BA tem enfrentado sérios problemas educacionais nos últimos anos. Na tentativa de reverter esse quadro a Secretaria Municipal de Educação - SMED, amparada na flexibilização da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN Lei 9.394/96 implanta em 1998, pela primeira vez no município a proposta de ensino em ciclos. Inicialmente a mudança pareceu surtir efeito, pois com a “promoção automática” o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, nos anos de 2005 para 2007, tem um leve aumento. Apesar das notas dos Anos Finais serem sempre inferiores às notas dos Anos Iniciais do Ensino Básico. Isso aconteceu porque mesmo com a “promoção automática” ocorria retenção do aluno de um ciclo para o outro, caso sua aprendizagem não fosse satisfatória. A fragilidade desta proposta vem à tona quando o IDEB divulga a nota de 2009. O desempenho de Vitória da Conquista foi bastante negativo nos dois seguimentos do ensino básico, principalmente dos Anos Finais, fato que ganhou repercussão nacional. Em agosto do mesmo ano a SMED implementa o projeto de intervenção Roda de Alfabetização com o objetivo de reparar o déficit de leitura e escrita de alunos entre nove e quinze anos do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. São as práticas docentes que permeiam a Roda de Alfabetização e os sentidos atribuídos pelos professores em relação a estas práticas que constitui o lócus de nossa pesquisa. Através das entrevistas realizadas com estes professores e baseado no pensamento de Mikhail Bakhtin pretendemos analisar as práticas docentes no interior do projeto e o seu impacto no município.

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