Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROMOÇÃO DO LETRAMENTO DIGITAL POR MEIO DO ENIGMA DAS OBRAS DOM CASMURRO E AMOR DE CAPITU

Palavra-chaves: LETRAMENTO LITERÁRIO, LITERATURA CLÁSSICA, EXPERIÊNCIA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16911
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1674
    "inscrito_id" => 1615
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROMOÇÃO DO LETRAMENTO DIGITAL POR MEIO DO ENIGMA DAS OBRAS DOM CASMURRO E AMOR DE CAPITU"
    "resumo" => """
      Este trabalho apresenta os elementos constitutivos do relato de experiência em prol do Letramento Literário em uma turma da série final do Ensino fundamental, tendo como meio a apresentação do trabalho de leitura mediada de duas obras cujo foco é o enredo da obra Dom Casmurro, um clássico da literatura realista brasileira do século XIX. Numa perspectiva de favorecer aos alunos o acesso à Literatura, foram desenvolvidas práticas de incentivo a leitura dentro e fora do ambiente da sala de aula e a possibilidade de ampliação dos horizontes de expectativas dos alunos por meio de intervalos de leitura nos quais buscou-se aproximá-los da obra, do estilo e das habilidades necessárias a formação de um leitor proficiente. Os resultados foram exitosos e culminaram com a realização de um Júri Simulado onde se pode ter um perfil dos protagonistas das obras a partir da construção de sentidos e percepções das leituras realizadas pelos alunos. Desta forma, comprovamos que a formação de um púbico leitor jovem é possível.\r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Letramento Literário – Literatura Clássica – Experiência
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, LITERATURA CLÁSSICA, EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID1615_07092015235558.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WANDA PATRICIA DE SOUSA GAUDÊNCIO"
    "autor_nome_curto" => "WANDA PATRÍCIA"
    "autor_email" => "prof.wandapatricia@gmail."
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16911
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1674
    "inscrito_id" => 1615
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROMOÇÃO DO LETRAMENTO DIGITAL POR MEIO DO ENIGMA DAS OBRAS DOM CASMURRO E AMOR DE CAPITU"
    "resumo" => """
      Este trabalho apresenta os elementos constitutivos do relato de experiência em prol do Letramento Literário em uma turma da série final do Ensino fundamental, tendo como meio a apresentação do trabalho de leitura mediada de duas obras cujo foco é o enredo da obra Dom Casmurro, um clássico da literatura realista brasileira do século XIX. Numa perspectiva de favorecer aos alunos o acesso à Literatura, foram desenvolvidas práticas de incentivo a leitura dentro e fora do ambiente da sala de aula e a possibilidade de ampliação dos horizontes de expectativas dos alunos por meio de intervalos de leitura nos quais buscou-se aproximá-los da obra, do estilo e das habilidades necessárias a formação de um leitor proficiente. Os resultados foram exitosos e culminaram com a realização de um Júri Simulado onde se pode ter um perfil dos protagonistas das obras a partir da construção de sentidos e percepções das leituras realizadas pelos alunos. Desta forma, comprovamos que a formação de um púbico leitor jovem é possível.\r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Letramento Literário – Literatura Clássica – Experiência
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, LITERATURA CLÁSSICA, EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID1615_07092015235558.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WANDA PATRICIA DE SOUSA GAUDÊNCIO"
    "autor_nome_curto" => "WANDA PATRÍCIA"
    "autor_email" => "prof.wandapatricia@gmail."
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este trabalho apresenta os elementos constitutivos do relato de experiência em prol do Letramento Literário em uma turma da série final do Ensino fundamental, tendo como meio a apresentação do trabalho de leitura mediada de duas obras cujo foco é o enredo da obra Dom Casmurro, um clássico da literatura realista brasileira do século XIX. Numa perspectiva de favorecer aos alunos o acesso à Literatura, foram desenvolvidas práticas de incentivo a leitura dentro e fora do ambiente da sala de aula e a possibilidade de ampliação dos horizontes de expectativas dos alunos por meio de intervalos de leitura nos quais buscou-se aproximá-los da obra, do estilo e das habilidades necessárias a formação de um leitor proficiente. Os resultados foram exitosos e culminaram com a realização de um Júri Simulado onde se pode ter um perfil dos protagonistas das obras a partir da construção de sentidos e percepções das leituras realizadas pelos alunos. Desta forma, comprovamos que a formação de um púbico leitor jovem é possível. Palavras-chave: Letramento Literário – Literatura Clássica – Experiência

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.