Este trabalho apresenta os elementos constitutivos do relato de experiência em prol do Letramento Literário em uma turma da série final do Ensino fundamental, tendo como meio a apresentação do trabalho de leitura mediada de duas obras cujo foco é o enredo da obra Dom Casmurro, um clássico da literatura realista brasileira do século XIX. Numa perspectiva de favorecer aos alunos o acesso à Literatura, foram desenvolvidas práticas de incentivo a leitura dentro e fora do ambiente da sala de aula e a possibilidade de ampliação dos horizontes de expectativas dos alunos por meio de intervalos de leitura nos quais buscou-se aproximá-los da obra, do estilo e das habilidades necessárias a formação de um leitor proficiente. Os resultados foram exitosos e culminaram com a realização de um Júri Simulado onde se pode ter um perfil dos protagonistas das obras a partir da construção de sentidos e percepções das leituras realizadas pelos alunos. Desta forma, comprovamos que a formação de um púbico leitor jovem é possível.
Palavras-chave: Letramento Literário – Literatura Clássica – Experiência