JOGOS EDUCATIVOS COMO FACILITADORES DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16215 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1570 "inscrito_id" => 7320 "titulo" => "JOGOS EDUCATIVOS COMO FACILITADORES DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Ao observarmos a realidade das salas de aula de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no país, deparamo-nos com um número elevado de alunos com grandes dificuldades de aprendizagem e desmotivados para os estudos. Para mudar tal visão, faz-se necessário a adoção de uma prática pedagógica dinâmica e provocadora, no sentido de instigar os alunos a capacidade de aprender de maneira significativa e prazerosa. Este trabalho objetivou avaliar o uso de um jogo educativo como facilitador do Ensino de Ciências Naturais dentro da EJA. O estudo foi realizado com 85 alunos das 7ª e 8ª séries de duas escolas públicas de Ensino Fundamental do município de Patos-PB, a EMEF Aristides Hamad Timene e a EMEF Monsenhor Manoel Vieira. Foi utilizado um “baralho” denominado “Conhecendo o Mundo da Reprodução e Conhecendo o Mundo dos Fenômenos Biológicos”, adaptado aos conteúdos do currículo escolar. No pré-teste aplicado, foi observado que alguns alunos apresentaram uma quantidade elevada de respostas certas na maioria das questões, percebendo-se que já existia uma fixação do conhecimento teórico. No pós-teste houve um aumento significativo em relação as respostas corretas. Após o jogo, os alunos também responderam no questionário pós-teste se o baralho educativo melhorou as aulas de Ciências. Observamos que 82% responderam sim e 13% responderam não. Comparando os testes realizados antes e depois da prática dos jogos, observa-se que, após a aplicação dos jogos, os participantes conseguiram assimilar os assuntos propostos, aumentando a quantidade de questões corretas no pós-teste." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EJA, JOGOS, LÚDICO, CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA12_ID7320_07092015173713.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIANNY RÊGO DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "LAIANNY ALBUQUE" "autor_email" => "laiannyalbuquerque@gmail." "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16215 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1570 "inscrito_id" => 7320 "titulo" => "JOGOS EDUCATIVOS COMO FACILITADORES DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Ao observarmos a realidade das salas de aula de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no país, deparamo-nos com um número elevado de alunos com grandes dificuldades de aprendizagem e desmotivados para os estudos. Para mudar tal visão, faz-se necessário a adoção de uma prática pedagógica dinâmica e provocadora, no sentido de instigar os alunos a capacidade de aprender de maneira significativa e prazerosa. Este trabalho objetivou avaliar o uso de um jogo educativo como facilitador do Ensino de Ciências Naturais dentro da EJA. O estudo foi realizado com 85 alunos das 7ª e 8ª séries de duas escolas públicas de Ensino Fundamental do município de Patos-PB, a EMEF Aristides Hamad Timene e a EMEF Monsenhor Manoel Vieira. Foi utilizado um “baralho” denominado “Conhecendo o Mundo da Reprodução e Conhecendo o Mundo dos Fenômenos Biológicos”, adaptado aos conteúdos do currículo escolar. No pré-teste aplicado, foi observado que alguns alunos apresentaram uma quantidade elevada de respostas certas na maioria das questões, percebendo-se que já existia uma fixação do conhecimento teórico. No pós-teste houve um aumento significativo em relação as respostas corretas. Após o jogo, os alunos também responderam no questionário pós-teste se o baralho educativo melhorou as aulas de Ciências. Observamos que 82% responderam sim e 13% responderam não. Comparando os testes realizados antes e depois da prática dos jogos, observa-se que, após a aplicação dos jogos, os participantes conseguiram assimilar os assuntos propostos, aumentando a quantidade de questões corretas no pós-teste." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EJA, JOGOS, LÚDICO, CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA12_ID7320_07092015173713.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIANNY RÊGO DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "LAIANNY ALBUQUE" "autor_email" => "laiannyalbuquerque@gmail." "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }