Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA: A PERSPECTIVA DOS TRABALHOS PUBLICADOS NO CONNEPI.

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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A avaliação é um importante momento do processo de ensino-aprendizagem e tem ganhado maior ênfase nas discussões acerca das práticas educativas por assumir, atualmente, a função de classificação priorizando a quantidade e não a qualidade quando pensamos no desenvolvimento do aluno. Nesta pesquisa, partimos de algumas indagações acerca das publicações de trabalhos do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação ( CONEPPI): quais as concepções de aprendizagem que aparecem nos trabalhos de química que utilizam jogos lúdicos? Existem relações entre as concepções de aprendizagem e a avaliação dos alunos que participaram destes jogos lúdicos? As práticas pedagógicas que utilizam jogos lúdicos no ensino de química realizam uma avaliação que supere a quantificação de aprendizagem? O objetivo geral desta pesquisa é analisar e compreender os processos avaliativos dos trabalhos publicados no CONNEPI que utilizaram práticas lúdicas no ensino de Química.Para esta investigação, foram selecionados os trabalhos publicados nos Anais do CONNEPI da edição 2013, nas seções de Ciências Exatas e da Terra-Química e Educação, que apresentavam aplicação de jogos lúdicos em salas de aula direcionados ao ensino de química e possuíssem as palavras chave: jogos lúdicos; lúdico; ensino de química; aprendizagem. Nesta edição foram encontrados 16 trabalhos publicados no CONNEPI, dentro dos critérios, representando os mais atuais na época da coleta de dados. As práticas lúdicas devem basear-se em medidas de antes e depois, no sentido diagnóstico, estabelecendo objetivos mínimos a serem alcançados. Esta mediação deve conduzir o professor e o aluno na compreensão de suas fragilidades para construção de um planejamento adequado às necessidades reais percebidas, efetivando o desenvolvimento de habilidades, das competências e da criticidade. Com base nos artigos, publicados no CONNEPI 2013, buscaremos compreender como são desenvolvidas as práticas avaliativas trabalhadas em sala de aula nas atividades lúdicas, descritas nos trabalhos publicados.

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