MATIAS, Suetônio De Farias. Seminário literário, literatura no juarez: "bota pra fazer". Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16943>. Acesso em: 22/11/2024 00:46
O projeto literário Seminário Literário, Literatura no Juarez: “bota pra fazer”, nasceu a partir da necessidade de se criar uma proposta de intervenção com o trabalho literário na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador “Juarez Maracajá”, uma vez que o corpo discente se mostrava indiferente ao ensino/estudo da Literatura no educandário, o que, por sua vez, acontecia devido à utilização de práticas pedagógicas equivocadas com o trabalho da arte literária em sala de aula. O referido projeto, que acontece dentro da disciplina de Língua Portuguesa e do macrocampo de leitura e letramento, tem como público alvo as séries finais do ensino médio, sendo um dos seus principais intentos, tornar o trabalho com a arte literária um forte recurso para a efetiva constituição do aluno leitor/escritor, bem como fazer o discente perceber a função social da literatura, a qual aparecia confundida com meras práticas pré-textuais de complementação para outras atividades da Língua Portuguesa em nada condizentes com o ensino de Literatura, ocasionando como consequência um preocupante afastamento do aluno com o prazer literário. Por outras palavras, no presente trabalho é visível a mudança de comportamento do alunado perante um trabalho inovador com a Literatura, pois a partir de uma necessária mudança da prática metodológica nessa área, foi possível mudar o quadro de repulsa que existia entre estudantes e literatura, sendo que a efetivação deste projeto se dá não apenas dentro da sala de aula, mas também fora de suas dependências, o que oportuniza ao aluno perceber seu trabalho com uma finalidade que não apenas a simplória prática de exercícios pré-fabricados cronologias e biografias dos autores.