: O presente artigo aborda a importância da inserção dos gêneros textuais no contexto de sala de aula, especificando o gênero Relato Pessoal em sua estrutura e funcionalidade. Analisando as dificuldades dos alunos em realizar o ato comunicativo, tanto no meio escolar quanto em diversos contextos sociais, partiremos da problemática da existência da incapacidade comunicativa dos alunos em sala de aula, procurando apontar a magnitude que os gêneros desempenham no aprimoramento da comunicação oral e escrita, deixando-os aptos em utilizá-los em variados contextos. Através das observações realizadas durante o período de Estágio em uma escola municipal de rede pública do Município de Catolé do Rocha-PB, proporcionado pelo componente Curricular Estagio Supervisionado I, realizamos uma análise de como ocorreu o desenvolvimento do trabalho com os gêneros textuais em uma turma do 6º ano, tendo em vista a obtenção de bons resultados advindos da contribuição do trabalho do professor para a ampliação da competência comunicativa dos alunos. A pesquisa apresenta-se como de campo e bibliográfica, sendo norteada através da análise de obras que esclarecem com detalhes a noção de gênero textual (GT) e sua implicação com o ensino, como os teóricos Bakhtin (2003), Marcushi (2007), PCN´s (1998), dentre outros autores que se preocupam em mostrar as diversas possibilidades de entender o papel educativo que os gêneros exercem. Percebemos ao longo deste estudo, que o ensino com diversos gêneros, em análise o Relato pessoal, contribui positivamente para o processo de ensino-aprendizado na oralidade e escrita do discurso dos educandos.