Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AULAS EXTRACURRICULARES ATRAVÉS DO PIBID BIO: ESTRATÉGIA PARA REFORÇAR O ENSINO NA PREPARAÇÃO PARA O ENEM

Palavra-chaves: AULAS EXTRACURRICULARES, PIBID BIOLOGIA, ENEM Pôster (PO) / Poster Submission Fundamentos da Educação
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15550
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1256
    "inscrito_id" => 4275
    "titulo" => "AULAS EXTRACURRICULARES ATRAVÉS DO PIBID BIO: ESTRATÉGIA PARA REFORÇAR O ENSINO NA PREPARAÇÃO PARA O ENEM"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) busca incentivar a iniciação à docência por meio de ações que aproximem o licenciando da realidade escolar, sendo possível uma articulação do ensino superior e educação básica. A Escola José Luiz Neto, foi beneficiada com o PIBID – subprojeto Biologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com o auxílio de uma coordenadora de área, um supervisor, e mais sete bolsistas, que vêm desenvolvendo projetos relacionados com a Biologia, e consequentemente buscando métodos de como promover um aprendizado que seja significativo para os discentes. E nesta perspectiva, sabendo-se da importância de um reforço além das aulas normais ministradas semanalmente na escola, objetivou-se ministrar aulas extracurriculares em horários adequados para os alunos, pois a maioria dos estudantes concluintes vão prestar posteriormente vestibular, ou mais especificadamente o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O presente trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto (JLN), localizada no município de Barra de Santa Rosa, Paraíba, com alunos do ensino médio, principalmente do 3º ano. Foi utilizada para o desenvolvimento das aulas, a modalidade expositiva e dialogada, bem como recursos didáticos como o slide, que através deste meio pode-se mostrar imagens e vídeos, instigando a curiosidade dos discentes. Durante as aulas foi possível observar um grande interesse dos alunos. Apesar de serem poucos os discentes que estão frequentando este momento, pode-se observar resultados positivos, pois os alunos demonstram curiosidade relacionada aos conteúdos e alguns chegaram a dizer que ainda não haviam estudado sobre determinados temas abordados, ou que pelo menos não lembravam de ter visto em sala de aula. A partir do exposto, pode-se considerar que aulas extracurriculares são indispensáveis nas escolas de educação básica, uma vez que, são importantes para o aprendizado e contribui significativamente no desempenho dos discentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "AULAS EXTRACURRICULARES, PIBID BIOLOGIA, ENEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA6_ID4275_03092015093059.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ JAILSON LIMA BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ JAILSON"
    "autor_email" => "jaellimah2@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15550
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1256
    "inscrito_id" => 4275
    "titulo" => "AULAS EXTRACURRICULARES ATRAVÉS DO PIBID BIO: ESTRATÉGIA PARA REFORÇAR O ENSINO NA PREPARAÇÃO PARA O ENEM"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) busca incentivar a iniciação à docência por meio de ações que aproximem o licenciando da realidade escolar, sendo possível uma articulação do ensino superior e educação básica. A Escola José Luiz Neto, foi beneficiada com o PIBID – subprojeto Biologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com o auxílio de uma coordenadora de área, um supervisor, e mais sete bolsistas, que vêm desenvolvendo projetos relacionados com a Biologia, e consequentemente buscando métodos de como promover um aprendizado que seja significativo para os discentes. E nesta perspectiva, sabendo-se da importância de um reforço além das aulas normais ministradas semanalmente na escola, objetivou-se ministrar aulas extracurriculares em horários adequados para os alunos, pois a maioria dos estudantes concluintes vão prestar posteriormente vestibular, ou mais especificadamente o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O presente trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto (JLN), localizada no município de Barra de Santa Rosa, Paraíba, com alunos do ensino médio, principalmente do 3º ano. Foi utilizada para o desenvolvimento das aulas, a modalidade expositiva e dialogada, bem como recursos didáticos como o slide, que através deste meio pode-se mostrar imagens e vídeos, instigando a curiosidade dos discentes. Durante as aulas foi possível observar um grande interesse dos alunos. Apesar de serem poucos os discentes que estão frequentando este momento, pode-se observar resultados positivos, pois os alunos demonstram curiosidade relacionada aos conteúdos e alguns chegaram a dizer que ainda não haviam estudado sobre determinados temas abordados, ou que pelo menos não lembravam de ter visto em sala de aula. A partir do exposto, pode-se considerar que aulas extracurriculares são indispensáveis nas escolas de educação básica, uma vez que, são importantes para o aprendizado e contribui significativamente no desempenho dos discentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "AULAS EXTRACURRICULARES, PIBID BIOLOGIA, ENEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA6_ID4275_03092015093059.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ JAILSON LIMA BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ JAILSON"
    "autor_email" => "jaellimah2@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) busca incentivar a iniciação à docência por meio de ações que aproximem o licenciando da realidade escolar, sendo possível uma articulação do ensino superior e educação básica. A Escola José Luiz Neto, foi beneficiada com o PIBID – subprojeto Biologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com o auxílio de uma coordenadora de área, um supervisor, e mais sete bolsistas, que vêm desenvolvendo projetos relacionados com a Biologia, e consequentemente buscando métodos de como promover um aprendizado que seja significativo para os discentes. E nesta perspectiva, sabendo-se da importância de um reforço além das aulas normais ministradas semanalmente na escola, objetivou-se ministrar aulas extracurriculares em horários adequados para os alunos, pois a maioria dos estudantes concluintes vão prestar posteriormente vestibular, ou mais especificadamente o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O presente trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto (JLN), localizada no município de Barra de Santa Rosa, Paraíba, com alunos do ensino médio, principalmente do 3º ano. Foi utilizada para o desenvolvimento das aulas, a modalidade expositiva e dialogada, bem como recursos didáticos como o slide, que através deste meio pode-se mostrar imagens e vídeos, instigando a curiosidade dos discentes. Durante as aulas foi possível observar um grande interesse dos alunos. Apesar de serem poucos os discentes que estão frequentando este momento, pode-se observar resultados positivos, pois os alunos demonstram curiosidade relacionada aos conteúdos e alguns chegaram a dizer que ainda não haviam estudado sobre determinados temas abordados, ou que pelo menos não lembravam de ter visto em sala de aula. A partir do exposto, pode-se considerar que aulas extracurriculares são indispensáveis nas escolas de educação básica, uma vez que, são importantes para o aprendizado e contribui significativamente no desempenho dos discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.