Nesta pesquisa realizamos um experimento de convivência com poemas visuais, em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de escola privada, da cidade de Campina Grande. O trabalho de prática de leitura de poemas visuais teve, além do intuito de divulgação de poemas, experimentais (visuais e concretos), proporcionar uma leitura literária diferenciada através de textos híbridos que dialogam com outras linguagens, como a tipografia, a publicidade, as artes plásticas e a geometria, na tentativa de favorecer a convivência do leitor com a poesia e consequentemente a experimentação do prazer estético. Neste contexto, nosso trabalho também contemplou a leitura de poemas pelos alunos em suportes distintos, como o vídeo e a Web. Os resultados da pesquisa nos indicaram que a leitura de poemas visuais foi um tema novo, porém os alunos mostraram-se mais motivados ao trabalho com a poesia visual interativa e animada, favorecida pelos recursos da mídia eletrônica, comparado à leitura de poemas visuais impressos. Dessa forma, a experiência de leitura proporcionou aos colaboradores da pesquisa a vivência com os poemas de forma reflexiva, contudo, lúdica e espontânea. Nos resultados obtidos, confirmou-se a relevância em se trabalhar a leitura de poemas visuais na sala de aula, fazendo uso também das tecnologias a partir da proposta de uma leitura literária em suportes diversos.