Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A POESIA VERBIVOCOVISUAL, O SUPORTE DIGITAL E O LEITOR-NAVEGADOR: LITERATURA INTERATIVA E CIBERCULTURA, UMA EXPERIÊNCIA DE RECEPÇÃO NO NÍVEL MÉDIO

Palavra-chaves: LITERATURA, POESIA EXPERIMENTAL, RECEPÇÃO, ENSINO, ENSINO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de língua portuguesa
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15282
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 775
    "inscrito_id" => 3760
    "titulo" => "A POESIA VERBIVOCOVISUAL, O SUPORTE DIGITAL E O LEITOR-NAVEGADOR: LITERATURA INTERATIVA E CIBERCULTURA, UMA EXPERIÊNCIA DE RECEPÇÃO NO NÍVEL MÉDIO"
    "resumo" => "Nesta pesquisa realizamos um experimento de convivência com poemas visuais, em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de escola privada, da cidade de Campina Grande. O trabalho de prática de leitura de poemas visuais teve, além do intuito de divulgação de poemas, experimentais (visuais e concretos), proporcionar uma leitura literária diferenciada através de textos híbridos que dialogam com outras linguagens, como a tipografia, a publicidade, as artes plásticas e a geometria, na tentativa de favorecer a convivência do leitor com a poesia e consequentemente a experimentação do prazer estético. Neste contexto, nosso trabalho também contemplou a leitura de poemas pelos alunos em suportes distintos, como o vídeo e a Web. Os resultados da pesquisa nos indicaram que a leitura de poemas visuais foi um tema novo, porém os alunos mostraram-se mais motivados ao trabalho com a poesia visual interativa e animada, favorecida pelos recursos da mídia eletrônica, comparado à leitura de poemas visuais impressos. Dessa forma, a experiência de leitura proporcionou aos colaboradores da pesquisa a vivência com os poemas de forma reflexiva, contudo, lúdica e espontânea. Nos resultados obtidos, confirmou-se a relevância em se trabalhar a leitura de poemas visuais na sala de aula, fazendo uso também das tecnologias a partir da proposta de uma leitura literária em suportes diversos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, POESIA EXPERIMENTAL, RECEPÇÃO, ENSINO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID3760_16082015211052.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLE DE ARAÚJO PIRES"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLE"
    "autor_email" => "issapires@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15282
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 775
    "inscrito_id" => 3760
    "titulo" => "A POESIA VERBIVOCOVISUAL, O SUPORTE DIGITAL E O LEITOR-NAVEGADOR: LITERATURA INTERATIVA E CIBERCULTURA, UMA EXPERIÊNCIA DE RECEPÇÃO NO NÍVEL MÉDIO"
    "resumo" => "Nesta pesquisa realizamos um experimento de convivência com poemas visuais, em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de escola privada, da cidade de Campina Grande. O trabalho de prática de leitura de poemas visuais teve, além do intuito de divulgação de poemas, experimentais (visuais e concretos), proporcionar uma leitura literária diferenciada através de textos híbridos que dialogam com outras linguagens, como a tipografia, a publicidade, as artes plásticas e a geometria, na tentativa de favorecer a convivência do leitor com a poesia e consequentemente a experimentação do prazer estético. Neste contexto, nosso trabalho também contemplou a leitura de poemas pelos alunos em suportes distintos, como o vídeo e a Web. Os resultados da pesquisa nos indicaram que a leitura de poemas visuais foi um tema novo, porém os alunos mostraram-se mais motivados ao trabalho com a poesia visual interativa e animada, favorecida pelos recursos da mídia eletrônica, comparado à leitura de poemas visuais impressos. Dessa forma, a experiência de leitura proporcionou aos colaboradores da pesquisa a vivência com os poemas de forma reflexiva, contudo, lúdica e espontânea. Nos resultados obtidos, confirmou-se a relevância em se trabalhar a leitura de poemas visuais na sala de aula, fazendo uso também das tecnologias a partir da proposta de uma leitura literária em suportes diversos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, POESIA EXPERIMENTAL, RECEPÇÃO, ENSINO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID3760_16082015211052.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLE DE ARAÚJO PIRES"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLE"
    "autor_email" => "issapires@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Nesta pesquisa realizamos um experimento de convivência com poemas visuais, em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de escola privada, da cidade de Campina Grande. O trabalho de prática de leitura de poemas visuais teve, além do intuito de divulgação de poemas, experimentais (visuais e concretos), proporcionar uma leitura literária diferenciada através de textos híbridos que dialogam com outras linguagens, como a tipografia, a publicidade, as artes plásticas e a geometria, na tentativa de favorecer a convivência do leitor com a poesia e consequentemente a experimentação do prazer estético. Neste contexto, nosso trabalho também contemplou a leitura de poemas pelos alunos em suportes distintos, como o vídeo e a Web. Os resultados da pesquisa nos indicaram que a leitura de poemas visuais foi um tema novo, porém os alunos mostraram-se mais motivados ao trabalho com a poesia visual interativa e animada, favorecida pelos recursos da mídia eletrônica, comparado à leitura de poemas visuais impressos. Dessa forma, a experiência de leitura proporcionou aos colaboradores da pesquisa a vivência com os poemas de forma reflexiva, contudo, lúdica e espontânea. Nos resultados obtidos, confirmou-se a relevância em se trabalhar a leitura de poemas visuais na sala de aula, fazendo uso também das tecnologias a partir da proposta de uma leitura literária em suportes diversos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.