Neste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa teórica desenvolvida com o objetivo de estabelecer as relações entre o processo histórico de surgimento das demandas por uma educação escolar que consiga dar conta da formação do sujeito de forma integral com a teoria da transdisciplinaridade. Desta forma, o nosso trabalho se desenvolve a partir da problematização do fenômeno da multiplicidade de sentidos atribuídos ao termo Educação Integral. Para compreender tal fenômeno, analisamos o movimento histórico de surgimento do paradigma dominante de construção do conhecimento, procurando compreender as influências no modelo educacional hegemônico dos princípios da Ciência Moderna. Em seguida, colocamos a Educação Integral em discussão, refletindo sobre os conhecimentos que passam a ser incluídos nesta perspectiva, além de discutirmos sobre de que maneira os espaços e tempos podem ser planejados e vivenciados. Em um terceiro momento, apresentamos as bases da perspectiva transdisciplinar enquanto alternativa para a ressiginificação dos sentidos e objetivos da educação escolar, analisamos de que maneira os cincos princípios da transdisciplinaridade, quais sejam, o princípio hologramático, princípio da transdisciplinaridade, o princípio da complementaridade dos opostos, o princípio da incerteza e, por fim, o princípio da autopoiese, contribuem para a gradativa contestação e superação do paradigma dominante no sentido de uma Educação Integral transdisciplinar. Ressaltamos importantes aproximações entre a teoria da transdisciplinaridade e a Educação Integral, de modo que confirmamos a importância e a necessidade de um diálogo entre ambas.