Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MUSEU E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL NA CIDADE DE AREIA-PB.

Palavra-chaves: PATRIMÔNIO, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO, MUSEUS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16308
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 545
    "inscrito_id" => 5225
    "titulo" => "MUSEU E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL NA CIDADE DE AREIA-PB."
    "resumo" => "Os museus, como demais ambientes culturais, são depositários da memória de um povo, encarregados por preservar obras produzidas pela humanidade, com suas histórias. Ações educativas podem apresentar-se facilitadores e provedoras de um processo prazeroso de ensino-aprendizagem, inserido dentro de uma ação cultural mais ampla, valorizando a arte e história. O município de Areia, tombado em 2006 pelo IPHAN, é conhecido por seu conjunto artístico e cultural e possui três Museus, com acervos de artistas conhecidos nacionalmente. Objetivou-se, nesse trabalho, elencar os principais resultados obtidos com a realização de eventos culturais e educativos que valorizassem e divulgassem a história, cultura e arte da cidade, promovendo a inserção cultural e social de camadas da sociedade que ainda estão excluídas desta fonte de conhecimento e saber. Foi realizada uma pesquisa sobre as necessidades de formas lúdicas e motivadoras, para incorporarem as atividades dos Museus locais nos cotidianos dos estudantes, e com base nos dados, foram planejados os seguintes eventos: O Dia Internacional dos Museus e o Sarau Artístico. Quase 700 estudantes participaram destes eventos, record de visitações. Importante ressaltar que 83% dos alunos que participaram deste evento visitaram um museu pela primeira vez na vida. Assim, as ações executadas alcançaram seus objetivos, constituindo uma grande oportunidade de inserção social para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de participar de ações culturais e artísticas em suas vidas, bem como agregou trabalhos de diversas áreas do conhecimento acadêmico, provendo à comunidade do brejo paraibano a apropriação do saber acadêmico, enfatizando a responsabilidade social da Universidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "PATRIMÔNIO, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO, MUSEUS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA14_ID5225_13082015193111.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SILVA,FELIPE"
    "autor_email" => "felipeferreiraii@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16308
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 545
    "inscrito_id" => 5225
    "titulo" => "MUSEU E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL NA CIDADE DE AREIA-PB."
    "resumo" => "Os museus, como demais ambientes culturais, são depositários da memória de um povo, encarregados por preservar obras produzidas pela humanidade, com suas histórias. Ações educativas podem apresentar-se facilitadores e provedoras de um processo prazeroso de ensino-aprendizagem, inserido dentro de uma ação cultural mais ampla, valorizando a arte e história. O município de Areia, tombado em 2006 pelo IPHAN, é conhecido por seu conjunto artístico e cultural e possui três Museus, com acervos de artistas conhecidos nacionalmente. Objetivou-se, nesse trabalho, elencar os principais resultados obtidos com a realização de eventos culturais e educativos que valorizassem e divulgassem a história, cultura e arte da cidade, promovendo a inserção cultural e social de camadas da sociedade que ainda estão excluídas desta fonte de conhecimento e saber. Foi realizada uma pesquisa sobre as necessidades de formas lúdicas e motivadoras, para incorporarem as atividades dos Museus locais nos cotidianos dos estudantes, e com base nos dados, foram planejados os seguintes eventos: O Dia Internacional dos Museus e o Sarau Artístico. Quase 700 estudantes participaram destes eventos, record de visitações. Importante ressaltar que 83% dos alunos que participaram deste evento visitaram um museu pela primeira vez na vida. Assim, as ações executadas alcançaram seus objetivos, constituindo uma grande oportunidade de inserção social para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de participar de ações culturais e artísticas em suas vidas, bem como agregou trabalhos de diversas áreas do conhecimento acadêmico, provendo à comunidade do brejo paraibano a apropriação do saber acadêmico, enfatizando a responsabilidade social da Universidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "PATRIMÔNIO, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO, MUSEUS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA14_ID5225_13082015193111.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SILVA,FELIPE"
    "autor_email" => "felipeferreiraii@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Os museus, como demais ambientes culturais, são depositários da memória de um povo, encarregados por preservar obras produzidas pela humanidade, com suas histórias. Ações educativas podem apresentar-se facilitadores e provedoras de um processo prazeroso de ensino-aprendizagem, inserido dentro de uma ação cultural mais ampla, valorizando a arte e história. O município de Areia, tombado em 2006 pelo IPHAN, é conhecido por seu conjunto artístico e cultural e possui três Museus, com acervos de artistas conhecidos nacionalmente. Objetivou-se, nesse trabalho, elencar os principais resultados obtidos com a realização de eventos culturais e educativos que valorizassem e divulgassem a história, cultura e arte da cidade, promovendo a inserção cultural e social de camadas da sociedade que ainda estão excluídas desta fonte de conhecimento e saber. Foi realizada uma pesquisa sobre as necessidades de formas lúdicas e motivadoras, para incorporarem as atividades dos Museus locais nos cotidianos dos estudantes, e com base nos dados, foram planejados os seguintes eventos: O Dia Internacional dos Museus e o Sarau Artístico. Quase 700 estudantes participaram destes eventos, record de visitações. Importante ressaltar que 83% dos alunos que participaram deste evento visitaram um museu pela primeira vez na vida. Assim, as ações executadas alcançaram seus objetivos, constituindo uma grande oportunidade de inserção social para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de participar de ações culturais e artísticas em suas vidas, bem como agregou trabalhos de diversas áreas do conhecimento acadêmico, provendo à comunidade do brejo paraibano a apropriação do saber acadêmico, enfatizando a responsabilidade social da Universidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.