A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE HISTÓRIA E LITERTURA COMO PROCESSO PEDAGÓGICO NAS RELAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15235 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1735 "inscrito_id" => 1217 "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE HISTÓRIA E LITERTURA COMO PROCESSO PEDAGÓGICO NAS RELAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "Neste trabalho é apresentada a importância do processo pedagógico no diálogo entre variados saberes, mais especificamente entre as disciplinas de História e Literatura. A junção de romances, poemas, cordéis, contos, enfim, as mais diversas formas de produções literárias e de expressão artística da sociedade, associado ao conhecimento histórico e sua contribuição no processo social, fornece condições de análises da relação entre conteúdo e forma. Baseado em teorias pedagógicas e em práticas educacionais, essa discussão toma corpo na medida em que se baseia nos Parâmetros Curriculares Nacionais e em outras fontes que fortalecem o discurso interdisciplinar. Assim, o contexto histórico e as práticas pedagógicas da Literatura enriquecem o processo de ensino-aprendizagem e constituem uma importante fonte na produção do conhecimento histórico, fortalecendo a ideia de saberes que se completam, fornecendo à educação uma importante função intelectual em que, a partir de uma série de medidas nas práticas de ensino, a aprendizagem se adquira numa lógica pedagógica carregada de prazer, criatividade e estímulo, formando um amplo lugar de interdisciplinaridade. Ao longo deste artigo, as propostas e as ideias que fortalecem as bases do discurso interdisciplinar trarão fontes que reafirmam a influência positiva das práticas pedagógicas que tem como método a interligação e a contextualização dos diferentes temas, perpetuando essa metodologia como uma grande aliada no processo de ensino e agente facilitador dos mecanismos de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "História da Educação" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, HISTÓRIA, LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA1_ID1217_08092015094623.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR MANOEL ANDRADE BARBOSA" "autor_nome_curto" => "ARTHUR ANDRADE" "autor_email" => "arthur_andrade2011@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15235 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1735 "inscrito_id" => 1217 "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE HISTÓRIA E LITERTURA COMO PROCESSO PEDAGÓGICO NAS RELAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "Neste trabalho é apresentada a importância do processo pedagógico no diálogo entre variados saberes, mais especificamente entre as disciplinas de História e Literatura. A junção de romances, poemas, cordéis, contos, enfim, as mais diversas formas de produções literárias e de expressão artística da sociedade, associado ao conhecimento histórico e sua contribuição no processo social, fornece condições de análises da relação entre conteúdo e forma. Baseado em teorias pedagógicas e em práticas educacionais, essa discussão toma corpo na medida em que se baseia nos Parâmetros Curriculares Nacionais e em outras fontes que fortalecem o discurso interdisciplinar. Assim, o contexto histórico e as práticas pedagógicas da Literatura enriquecem o processo de ensino-aprendizagem e constituem uma importante fonte na produção do conhecimento histórico, fortalecendo a ideia de saberes que se completam, fornecendo à educação uma importante função intelectual em que, a partir de uma série de medidas nas práticas de ensino, a aprendizagem se adquira numa lógica pedagógica carregada de prazer, criatividade e estímulo, formando um amplo lugar de interdisciplinaridade. Ao longo deste artigo, as propostas e as ideias que fortalecem as bases do discurso interdisciplinar trarão fontes que reafirmam a influência positiva das práticas pedagógicas que tem como método a interligação e a contextualização dos diferentes temas, perpetuando essa metodologia como uma grande aliada no processo de ensino e agente facilitador dos mecanismos de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "História da Educação" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, HISTÓRIA, LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA1_ID1217_08092015094623.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR MANOEL ANDRADE BARBOSA" "autor_nome_curto" => "ARTHUR ANDRADE" "autor_email" => "arthur_andrade2011@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }