O presente trabalho enfoca de maneira qualitativa a alfabetização matemática através do lúdico, objetivando estimular o interesse dos discentes na aprendizagem da matemática, especificamente o estudo das operações de adição e subtração. Contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem, aplicou-se o “Jogo das Operações” presente no módulo do Pacto Nacional da Alfabetização na idade Certa: Jogos na Alfabetização Matemática/Ministério da Educação, com a turma do terceiro ano B da Escola Estadual de Ensino Fundamental Joaquim Victor Jurema, localizada no município de Cajazeiras-PB. O Jogo consiste de um tabuleiro contendo recortes de garrafas com números variados de tampas, um dado com os símbolos das operações de adição e subtração e uma bola plástica pequena para ser arremessada contra os recipientes. Após dividir a turma em duplas, os números e a operação foram sorteados pelas equipes e anotados em um quadro de registros. A partir do jogo constatou-se o exercício das funções cognitivas, o trabalho em equipe, o intercâmbio entre professor/aluno e aluno/aluno, além do raciocínio. Ainda é possível verificar que o professor ao planejar a aula com auxílio de jogos matemáticos, aumenta as possibilidades de uma aprendizagem significativa e sobretudo prazerosa. Cabe ao professor a responsabilidade de fazer uma análise dos diferentes jogos matemáticos, quanto à metodologia empregada, aspecto curricular e potencialidade educativa pretendida, para que o jogo não se torne apenas uma forma de ocupar o tempo de aula e sim a ascensão educacional dos discentes. Por meio dos jogos as crianças criam analogias e significados que faz com que as mesmas adquiram capacidade para seguirem regras e darem explicações.