Em sede de Direitos Humanos mais especificamente em Educação em Direitos Humanos pode-se explorar importantes subsídios sobre seus conceitos. O presente artigo propõe-se a realizar um estudo teórico bibliográfico sobre a importância da inserção desse tema nas discussões e no aprendizado de adolescentes encontrados na Escola e mudanças de atitudes nas relações sociais em gerais, em vista de uma sociedade desigual e na constante presença da violação de direitos. A metodologia utilizada consiste no método descritivo, e as técnicas utilizadas foram da pesquisa explicativa e da pesquisa bibliográfica exploratória a partir do levantamento bibliográfico, por meio de livros, artigos, dissertações e periódicos online com a finalidade de oferecer um embasamento teórico. A discussão sobre Educação em Direitos Humanos na escola deve mediar as constantes situações de preconceito, discriminação e corrupção presentes na realidade social, mediando também a construção do conhecimento para poder intervir nas contradições impostas pela sociedade moderna, que visa apenas o bem estar social de uma pequena parte da população, enquanto a maior parte é vitimizada pelas desigualdades sociais.