No processo de ensinar, o docente precisa visualizar a sala de aula como um espaço de construção do saber e não apenas um local de transmissão de conhecimento. Assim, o presente trabalho tem por finalidade relatar de forma crítica e reflexiva uma pesquisa desenvolvida em escolas da rede estadual de ensino. Tal pesquisa objetivou analisar a influência da formação docente no processo de ensino aprendizagem. Nessa perspectiva, a análise procedeu-se mediante aplicação de um questionário, juntamente com a observação sistemática, onde se fez uso do diário de campo e uma entrevista semiestruturada. Diante dos resultados obtidos neste trabalho, percebeu-se que a aprendizagem é influenciada pela formação docente, já que está atrelada à metodologia utilizada pelo professor. Observou-se que o tradicionalismo do ensino predomina na metodologia das docentes em estudo, mas que apesar disso obteve-se resultados diferentes, visto que existem outros fatores atrelados a formação acadêmica que interferem no processo de ensino aprendizagem, tais como: afinidade pela disciplina, dinamicidade e interação com os discentes.