GRAMÁTICA: NORMAS, DIVERGÊNCIAS E ENSINO (PARTÍCULA SE: INDICE DE INDETERMINAÇÃO OU DE ORAÇÃO SEM SUJEITO?)
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16119 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2374 "inscrito_id" => 537 "titulo" => "GRAMÁTICA: NORMAS, DIVERGÊNCIAS E ENSINO (PARTÍCULA SE: INDICE DE INDETERMINAÇÃO OU DE ORAÇÃO SEM SUJEITO?)" "resumo" => "A gramática foi concebida inicialmente, como uma forma de sistematizar as línguas naturais, devido à suas variações, no entanto, com o passar do tempo ela passou a ditar regras de como falar e escrever bem, passando a elitizar a língua, contrariando o que postulava a princípio. Logo, ela passou a ser tida como um conjunto de normas a serem seguidas pelos falantes, sendo este, o modo “correto” de utilizar a língua, o que contribuiu também para a exclusão das classes sociais que não dominam a norma culta imposta pela Gramática Tradicional (GT). Por outro lado, sabemos que inúmeras exceções fogem às suas regras, fazendo com que gramáticos e linguistas entrem em divergência em suas determinações e afirmações sobre a maneira de conceber a GT e suas contribuições para a compreensão da língua. No presente artigo pretendemos discutir como a gramática tida como tradicional é compreendida e ensinada, demonstrando por meio de uma de suas divergências de classificação e conceituação da análise linguística, em meio á tantas outras, como a gramática é questionável. Utilizaremos, para tanto, as análises classificatórias no que dizem respeito à ocorrência da partícula “se”, em autores como Kury (1999), Cegalla (2000) e Bechara (2010). Refletiremos sobre as problemáticas da própria constituição da gramática e as problemáticas que giram em torno do seu ensino nas escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "ENSINO, GRAMÁTICA, PARTÍCULA SE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID537_09092015084657.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA FÉLIX DA COSTA BATISTA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA FÉLIX" "autor_email" => "fernanda_p1@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16119 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2374 "inscrito_id" => 537 "titulo" => "GRAMÁTICA: NORMAS, DIVERGÊNCIAS E ENSINO (PARTÍCULA SE: INDICE DE INDETERMINAÇÃO OU DE ORAÇÃO SEM SUJEITO?)" "resumo" => "A gramática foi concebida inicialmente, como uma forma de sistematizar as línguas naturais, devido à suas variações, no entanto, com o passar do tempo ela passou a ditar regras de como falar e escrever bem, passando a elitizar a língua, contrariando o que postulava a princípio. Logo, ela passou a ser tida como um conjunto de normas a serem seguidas pelos falantes, sendo este, o modo “correto” de utilizar a língua, o que contribuiu também para a exclusão das classes sociais que não dominam a norma culta imposta pela Gramática Tradicional (GT). Por outro lado, sabemos que inúmeras exceções fogem às suas regras, fazendo com que gramáticos e linguistas entrem em divergência em suas determinações e afirmações sobre a maneira de conceber a GT e suas contribuições para a compreensão da língua. No presente artigo pretendemos discutir como a gramática tida como tradicional é compreendida e ensinada, demonstrando por meio de uma de suas divergências de classificação e conceituação da análise linguística, em meio á tantas outras, como a gramática é questionável. Utilizaremos, para tanto, as análises classificatórias no que dizem respeito à ocorrência da partícula “se”, em autores como Kury (1999), Cegalla (2000) e Bechara (2010). Refletiremos sobre as problemáticas da própria constituição da gramática e as problemáticas que giram em torno do seu ensino nas escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "ENSINO, GRAMÁTICA, PARTÍCULA SE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID537_09092015084657.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA FÉLIX DA COSTA BATISTA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA FÉLIX" "autor_email" => "fernanda_p1@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }