Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRECIAÇÃO CRÍTICA DA PROPOSTA DO PROGRAMA NACIONAL DE JUVENTUDE E MEIO AMBIENTE PELA PERSPSPECIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE, JUVENTUDE E MEIO AMBIENTE Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Ambiental
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A Proposta do Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente surge a partir da instituição do Grupo de Trabalho Interministerial Juventude e Meio Ambiente-GT, composto pelo Ministério do Meio Ambiente, pelo Ministério da Educação e pela Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República. Este relatório tem como objetivo de fortalecer ações governamentais e não governamentais de juventude e meio ambiente a fim de fornecer condições para o enfrentamento quanto a crise socioambiental que atinge diversos grupos sociais. Para tanto realizou-se a análise deste material, buscando-se a conformidade ou inconformidade com as perspectivas apresentadas pelos autores que norteiam as discussões referentes à temática educação ambiental e sustentabilidade. A proposta analisada se apresenta viável após ajustes. Todavia, as políticas públicas em sua maioria apresentam-se organizadas e centradas em tese, uma vez que na prática são realizadas de maneiras incorretas e o tempo dedicado a estas não é efetivo. Os principais problemas da Proposta se apresentam quando no estabelecimento de ações que preconizam a educação ambiental. Sendo o principal deles, a falta de valorização da identidade da educação ambiental, pois esta muitas vezes é vista como um campo de fácil entendimento e, portanto não necessita que sejam realizadas observações, reflexões e discussões aprofundadas quanto ao meio ambiente e a situação geral. Neste sentido, ora é vista como ferramenta da gestão ambiental, ora somente como prática educativa desligada de toda subjetividade e necessidade de ações.O presente trabalho procura apresentar uma apreciação crítica, pela perspectiva da Educação Ambiental, referente ao relatório final da Proposta do Programa Naci" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE, JUVENTUDE E MEIO AMBIENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID3508_01072015225223.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DJULIA REGINA ZIEMANN" "autor_nome_curto" => "DJULIA ZIEMANN" "autor_email" => "djuliaziemann@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15464 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 188 "inscrito_id" => 3508 "titulo" => "APRECIAÇÃO CRÍTICA DA PROPOSTA DO PROGRAMA NACIONAL DE JUVENTUDE E MEIO AMBIENTE PELA PERSPSPECIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "O presente trabalho procura apresentar uma apreciação crítica, pela perspectiva da Educação Ambiental, referente ao relatório final da Proposta do Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente. 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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente trabalho procura apresentar uma apreciação crítica, pela perspectiva da Educação Ambiental, referente ao relatório final da Proposta do Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente. A Proposta do Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente surge a partir da instituição do Grupo de Trabalho Interministerial Juventude e Meio Ambiente-GT, composto pelo Ministério do Meio Ambiente, pelo Ministério da Educação e pela Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República. Este relatório tem como objetivo de fortalecer ações governamentais e não governamentais de juventude e meio ambiente a fim de fornecer condições para o enfrentamento quanto a crise socioambiental que atinge diversos grupos sociais. Para tanto realizou-se a análise deste material, buscando-se a conformidade ou inconformidade com as perspectivas apresentadas pelos autores que norteiam as discussões referentes à temática educação ambiental e sustentabilidade. A proposta analisada se apresenta viável após ajustes. Todavia, as políticas públicas em sua maioria apresentam-se organizadas e centradas em tese, uma vez que na prática são realizadas de maneiras incorretas e o tempo dedicado a estas não é efetivo. Os principais problemas da Proposta se apresentam quando no estabelecimento de ações que preconizam a educação ambiental. Sendo o principal deles, a falta de valorização da identidade da educação ambiental, pois esta muitas vezes é vista como um campo de fácil entendimento e, portanto não necessita que sejam realizadas observações, reflexões e discussões aprofundadas quanto ao meio ambiente e a situação geral. Neste sentido, ora é vista como ferramenta da gestão ambiental, ora somente como prática educativa desligada de toda subjetividade e necessidade de ações.

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