O presente trabalho procura apresentar uma apreciação crítica, pela perspectiva da Educação Ambiental, referente ao relatório final da Proposta do Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente. A Proposta do Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente surge a partir da instituição do Grupo de Trabalho Interministerial Juventude e Meio Ambiente-GT, composto pelo Ministério do Meio Ambiente, pelo Ministério da Educação e pela Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República. Este relatório tem como objetivo de fortalecer ações governamentais e não governamentais de juventude e meio ambiente a fim de fornecer condições para o enfrentamento quanto a crise socioambiental que atinge diversos grupos sociais. Para tanto realizou-se a análise deste material, buscando-se a conformidade ou inconformidade com as perspectivas apresentadas pelos autores que norteiam as discussões referentes à temática educação ambiental e sustentabilidade. A proposta analisada se apresenta viável após ajustes. Todavia, as políticas públicas em sua maioria apresentam-se organizadas e centradas em tese, uma vez que na prática são realizadas de maneiras incorretas e o tempo dedicado a estas não é efetivo. Os principais problemas da Proposta se apresentam quando no estabelecimento de ações que preconizam a educação ambiental. Sendo o principal deles, a falta de valorização da identidade da educação ambiental, pois esta muitas vezes é vista como um campo de fácil entendimento e, portanto não necessita que sejam realizadas observações, reflexões e discussões aprofundadas quanto ao meio ambiente e a situação geral. Neste sentido, ora é vista como ferramenta da gestão ambiental, ora somente como prática educativa desligada de toda subjetividade e necessidade de ações.