Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ANÁLISE DOS FILMES “HISTÓRIAS CRUZADAS”, “CONRACK: UM EDUCADOR POR EXCELÊNCIA” E “O LADO CEGO”

Palavra-chaves: DIFERENÇAS ÉTNICO-RACIAIS, SEGREGAÇÃO RACIAL, DIREITOS CIVIS, REPRESENTAÇÕES FÍLMICAS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação e Relações Etnico-Raciais
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente artigo analisa os filmes “Histórias Cruzadas”, “Conrack: um educador por excelência” e “O Lado Cego” e aborda a segregação pela qual os negros passavam nos anos 60, suas lutas por direitos civis e uma educação de qualidade. Discussão bastante atual, em face da permanência do racismo e do preconceito de base étnico-racial, os filmes retratam o cotidiano dos negros e suas dificuldades na busca por melhores condições de vida e educação. O filme “Histórias cruzadas” retrata o cotidiano das empregadas domésticas em famílias dominantemente brancas no Estado do Mississipi, nos EUA, o filme “Conrack: um educador por excelência” retrata a luta pela qual os negros passaram para terem direito a uma educação digna na Ilha Yamacraw, Carolina do sul nos EUA e o filme “O lado cego” retrata a vida de um jovem negro morador de rua que é adotado por uma rica família branca na cidade de Memphis também nos EUA. Consideramos que os três filmes são um importante legado no estudo da análise da segregação pela qual os negros passavam nos anos 60 e suas lutas por direitos civis e educação ao passar do tempo, pois nos permitiu ver a pluralidade de compreensão que o filme pode proporcionar para a educação, através da análise do uso do filme como agente da história.Nesta finalidade, os filmes são indicados para professores quando forem lecionar sobre os direitos humanos, na concepção de formar alunos adeptos à diversidade étnico racial e por todos aqueles interessados na discussão dos direitos civis, bem como palestrantes e ministrantes de cursos e formação continuada para professores da educação básica.

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