Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRONATEC: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE OS (DES)CAMINHOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL

Palavra-chaves: PRONATEC, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Didática, Currículo e Política Educacional
0 of 0
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16833 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1551 "inscrito_id" => 8169 "titulo" => "PRONATEC: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE OS (DES)CAMINHOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL" "resumo" => "Neste artigo abordaremos as políticas públicas educacionais brasileiras, com ênfase na educação profissional, refletindo sobre o atual contexto da realidade educacional do país. Enfatizaremos o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), instituído pelo governo federal, através da lei n. 12.513/2011. As reflexões aqui suscitadas são frutos de pesquisa bibliográfica, subsidiadas pelo método Dialético e através delas objetivamos discutir algumas contradições que perpassam a materialização do Programa. Concluímos que a materialização do Pronatec, fundamentado na teoria do capital humano, acirra a histórica dualidade educacional do país e contribui para a mercantilização da educação.Neste artigo abordaremos as políticas públicas educacionais brasileiras, com ênfase na educação profissional, refletindo sobre o atual contexto da realidade edu" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PRONATEC, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID8169_07092015150434.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALLANA MANUELLA ALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALLANA" "autor_email" => "allanamas.mas@gmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16833 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1551 "inscrito_id" => 8169 "titulo" => "PRONATEC: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE OS (DES)CAMINHOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL" "resumo" => "Neste artigo abordaremos as políticas públicas educacionais brasileiras, com ênfase na educação profissional, refletindo sobre o atual contexto da realidade educacional do país. Enfatizaremos o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), instituído pelo governo federal, através da lei n. 12.513/2011. As reflexões aqui suscitadas são frutos de pesquisa bibliográfica, subsidiadas pelo método Dialético e através delas objetivamos discutir algumas contradições que perpassam a materialização do Programa. Concluímos que a materialização do Pronatec, fundamentado na teoria do capital humano, acirra a histórica dualidade educacional do país e contribui para a mercantilização da educação.Neste artigo abordaremos as políticas públicas educacionais brasileiras, com ênfase na educação profissional, refletindo sobre o atual contexto da realidade edu" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PRONATEC, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID8169_07092015150434.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALLANA MANUELLA ALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALLANA" "autor_email" => "allanamas.mas@gmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Neste artigo abordaremos as políticas públicas educacionais brasileiras, com ênfase na educação profissional, refletindo sobre o atual contexto da realidade educacional do país. Enfatizaremos o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), instituído pelo governo federal, através da lei n. 12.513/2011. As reflexões aqui suscitadas são frutos de pesquisa bibliográfica, subsidiadas pelo método Dialético e através delas objetivamos discutir algumas contradições que perpassam a materialização do Programa. Concluímos que a materialização do Pronatec, fundamentado na teoria do capital humano, acirra a histórica dualidade educacional do país e contribui para a mercantilização da educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.