AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E O PAPEL DO PSICÓLOGO ESCOLAR
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15493 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 676 "inscrito_id" => 2613 "titulo" => "AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E O PAPEL DO PSICÓLOGO ESCOLAR" "resumo" => "As dificuldades de aprendizagem são problemas neurológicos prejudiciais às capacidades mentais do indivíduo e são frequentemente identificadas entre os estudantes, trazendo consequências tanto internas quanto externas ao sujeito que apresenta alguma dificuldade. O maior desafio encontrado pela criança acometida por alguma dificuldade de aprendizagem está relacionado à aquisição de conhecimento, e o baixo desempenho escolar, assim como alguns comportamentos característicos emitidos pelo sujeito que vem apresentando dificuldades em seu processo de ensino/aprendizagem, permite que tal dificuldade seja identificada para que a partir daí ele possa ser encaminhado a um atendimento mais específico com diversos profissionais, entre eles, o Psicólogo. Tendo em vista a Psicologia Escolar/Educacional como uma especialidade que insere o profissional Psicólogo no contexto escolar, bem como as diversas funções a serem exercidas por ele, objetivamos através de uma revisão de literatura, trazer os principais conceitos acerca das dificuldades de aprendizagem, o papel do Psicólogo Escolar no contexto escolar/educacional e suas práticas diante do sujeito que vem apresentando alguma dificuldade na aprendizagem, destacando desde sua atuação e intervenções enquanto profissional inserido na escola, até seu papel diante da criança que vem sendo prejudicada devido a alguma dificuldade na obtenção de conhecimento, levando em conta não só a criança, mas trabalhando em conjunto com todos os que formam o contexto educacional a fim de garantir o bem estar do sujeito com dificuldade de aprendizagem, bem como do ambiente escolar do qual ele está inserido." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "PSICÓLOGO ESCOLAR, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA6_ID2613_15082015194045.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIO PEREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FLÁVIO PEREIRA" "autor_email" => "flaviofpo@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15493 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 676 "inscrito_id" => 2613 "titulo" => "AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E O PAPEL DO PSICÓLOGO ESCOLAR" "resumo" => "As dificuldades de aprendizagem são problemas neurológicos prejudiciais às capacidades mentais do indivíduo e são frequentemente identificadas entre os estudantes, trazendo consequências tanto internas quanto externas ao sujeito que apresenta alguma dificuldade. O maior desafio encontrado pela criança acometida por alguma dificuldade de aprendizagem está relacionado à aquisição de conhecimento, e o baixo desempenho escolar, assim como alguns comportamentos característicos emitidos pelo sujeito que vem apresentando dificuldades em seu processo de ensino/aprendizagem, permite que tal dificuldade seja identificada para que a partir daí ele possa ser encaminhado a um atendimento mais específico com diversos profissionais, entre eles, o Psicólogo. Tendo em vista a Psicologia Escolar/Educacional como uma especialidade que insere o profissional Psicólogo no contexto escolar, bem como as diversas funções a serem exercidas por ele, objetivamos através de uma revisão de literatura, trazer os principais conceitos acerca das dificuldades de aprendizagem, o papel do Psicólogo Escolar no contexto escolar/educacional e suas práticas diante do sujeito que vem apresentando alguma dificuldade na aprendizagem, destacando desde sua atuação e intervenções enquanto profissional inserido na escola, até seu papel diante da criança que vem sendo prejudicada devido a alguma dificuldade na obtenção de conhecimento, levando em conta não só a criança, mas trabalhando em conjunto com todos os que formam o contexto educacional a fim de garantir o bem estar do sujeito com dificuldade de aprendizagem, bem como do ambiente escolar do qual ele está inserido." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "PSICÓLOGO ESCOLAR, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA6_ID2613_15082015194045.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIO PEREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FLÁVIO PEREIRA" "autor_email" => "flaviofpo@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }