Os Temas Transversais tem sido compreendido como um aspecto essencial na formação do sujeito como cidadão, desde a sua mais tenra idade, e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) aborda a importância dos temas a partir de 1997. O presente trabalho teve como objetivo principal propiciar a compreensão e aplicação dos Temas Transversais nos conteúdos ministrados pelos professores do Ensino Fundamental. Aborda-se a experiência vivida no projeto Formação de Professores e os Temas Transversais e que fez parte de um projeto maior que teve financiamento do Programa Novos Talentos da CAPES, intitulado: UFPB NA SUA ESCOLA A CIÊNCIAS EM SUAS MÃOS, realizado no ano de 2014. Como método foi utilizado a pesquisa-ação, favorecendo a vivência dos temas transversais pelos sujeitos. Foram 40hs de atividades envolvendo 28 professores das redes públicas municipal e estadual. Observou-se que as estratégias de disseminação dos temas transversais no currículo da educação brasileira tem se caracterizado prioritário a partir de três dimensões: valores, conhecimentos e competências, considerados de suma importância para o desenvolvimento pessoal e social dos aprendentes. Na busca de se incentivar uma educação orientada para a cidadania se faz necessário a inserção de aspectos sociais para a aprendizagem e reflexão a respeito de temas que irão favorecer melhor qualidade de vida e interação social, assim sendo, os temas transversais propõem que se trabalhe na escola os seguintes Temas Transversais: 1) Ética; 2)Pluralidade Cultural; 3)Meio Ambiente; 4) Saúde; 5) Orientação Sexual; 6) Direitos humanos e sociais. As questões como ética, moral e respeito norteiam diretamente o segundo tema que é o da pluralidade cultural, uma vez que é preciso conhecer e respeitar as diversas culturas e etnias existentes no Brasil, valorizando a importância de cada uma no desenvolvimento do país. Ensinar a conservar o meio ambiente proporcionará o desenvolvimento de cidadãos preocupados com a ecologia, com a economia de água e energia, com a conservação do meio ambiente e, desta forma, beneficiando não só a sua região, mas o planeta Terra. Ao introduzir o tema saúde no dia-a-dia dos aprendentes os temas transversais favorecem o desenvolvimento saudável, principalmente, ao se aprender a importância dos hábitos de higiene pessoal. Embora a questão da sexualidade ainda seja muito complexo, é preciso inseri-lo e ensinar a diferença entre os sexos, bem como, favorecer o respeito a individualidade do outro e por fim, os temas como os direitos essenciais. Foi possível aos professores apreenderem através das atividades realizadas que a compreensão e inserção dos temas transversais nas escolas brasileiras é algo essencial, urgente e possível de ser realizado em todos os conteúdos formais.