PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA E EDUCAÇÃO FREIREANA: ELEMENTOS REFLEXIVOS PARA PROJETOS DE (AUTO)FORMAÇÃO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16708 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1989 "inscrito_id" => 7363 "titulo" => "PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA E EDUCAÇÃO FREIREANA: ELEMENTOS REFLEXIVOS PARA PROJETOS DE (AUTO)FORMAÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho tematiza a formação para a docência. Tem como objetivo abordar contribuições da pesquisa (auto)biográfica e dos pressupostos teórico-metodológicos da educação freireana para a formação do professor da educação básica, mais especificamente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), experiência esta oportunizada por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa (auto)biográfica em Educação que tem como foco o processo de (auto)formação docente. Os sujeitos são dois graduandos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) que, com base nas categorias: reflexão biográfica, formabilidade e projeto e si, apontam contribuições de suas intervenções pedagógicas na EJA para se constituírem, no presente e em termos de futuros, em regentes de sala de aula no contexto da educação básica. Dentre os resultados apontam-se que o relato oral ou escrito de suas práticas, por meio da reflexão, contribui para a (auto)formação de educadores em uma perspectiva crítica, humanizadora e libertadora, de acordo com os pressupostos do pensamento educacional freireano, proporcionando assim aos alunos uma aula mais atrativa e dinâmica, trabalhando a realidade destes em sala de aula, possibilitando a participação ativa dos educandos tanto no desenvolvimento das aulas quanto na construção dos trabalhos. Conclui-se que os pressupostos da pesquisa (auto)biográfica foram relevantes para compreendermos que a prática educativa libertadora no âmbito da EJA se faz muito válida ao ponto em que possibilita a construção significativa do conhecimento, evidenciando dessa forma a atualidade do pensamento educacional freireano ao demonstrar sua aplicabilidade no contexto da educação escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, EDUCAÇÃO FREIREANA, EJA, FORMAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA12_ID7363_08092015173256.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATAN FELIPE LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NATAN FELIPE" "autor_email" => "felipeap132008@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16708 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1989 "inscrito_id" => 7363 "titulo" => "PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA E EDUCAÇÃO FREIREANA: ELEMENTOS REFLEXIVOS PARA PROJETOS DE (AUTO)FORMAÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho tematiza a formação para a docência. Tem como objetivo abordar contribuições da pesquisa (auto)biográfica e dos pressupostos teórico-metodológicos da educação freireana para a formação do professor da educação básica, mais especificamente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), experiência esta oportunizada por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa (auto)biográfica em Educação que tem como foco o processo de (auto)formação docente. Os sujeitos são dois graduandos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) que, com base nas categorias: reflexão biográfica, formabilidade e projeto e si, apontam contribuições de suas intervenções pedagógicas na EJA para se constituírem, no presente e em termos de futuros, em regentes de sala de aula no contexto da educação básica. Dentre os resultados apontam-se que o relato oral ou escrito de suas práticas, por meio da reflexão, contribui para a (auto)formação de educadores em uma perspectiva crítica, humanizadora e libertadora, de acordo com os pressupostos do pensamento educacional freireano, proporcionando assim aos alunos uma aula mais atrativa e dinâmica, trabalhando a realidade destes em sala de aula, possibilitando a participação ativa dos educandos tanto no desenvolvimento das aulas quanto na construção dos trabalhos. Conclui-se que os pressupostos da pesquisa (auto)biográfica foram relevantes para compreendermos que a prática educativa libertadora no âmbito da EJA se faz muito válida ao ponto em que possibilita a construção significativa do conhecimento, evidenciando dessa forma a atualidade do pensamento educacional freireano ao demonstrar sua aplicabilidade no contexto da educação escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, EDUCAÇÃO FREIREANA, EJA, FORMAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA12_ID7363_08092015173256.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATAN FELIPE LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NATAN FELIPE" "autor_email" => "felipeap132008@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }