Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA E EDUCAÇÃO FREIREANA: ELEMENTOS REFLEXIVOS PARA PROJETOS DE (AUTO)FORMAÇÃO

Palavra-chaves: PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, EDUCAÇÃO FREIREANA, EJA, FORMAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16708
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1989
    "inscrito_id" => 7363
    "titulo" => "PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA E EDUCAÇÃO FREIREANA: ELEMENTOS REFLEXIVOS PARA PROJETOS DE (AUTO)FORMAÇÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho tematiza a formação para a docência. Tem como objetivo abordar contribuições da pesquisa (auto)biográfica e dos pressupostos teórico-metodológicos da educação freireana para a formação do professor da educação básica, mais especificamente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), experiência esta oportunizada por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa (auto)biográfica em Educação que tem como foco o processo de (auto)formação docente. Os sujeitos são dois graduandos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá (UEAP)  que, com base nas categorias: reflexão biográfica, formabilidade e projeto e si, apontam contribuições de suas intervenções pedagógicas na EJA para se constituírem, no presente e em termos de futuros, em regentes de sala de aula no contexto da educação básica. Dentre os resultados apontam-se que o relato oral ou escrito de suas práticas, por meio da reflexão, contribui para a (auto)formação de educadores em uma perspectiva crítica, humanizadora e libertadora, de acordo com os pressupostos do pensamento educacional freireano, proporcionando assim aos alunos uma aula mais atrativa e dinâmica, trabalhando a realidade destes em sala de aula, possibilitando  a participação ativa dos educandos tanto no desenvolvimento das aulas quanto na construção dos trabalhos. Conclui-se que os pressupostos da pesquisa (auto)biográfica foram relevantes para compreendermos que a prática educativa libertadora no âmbito da EJA se faz muito válida ao ponto em que possibilita a construção significativa do conhecimento, evidenciando dessa forma a atualidade do pensamento educacional freireano ao demonstrar sua aplicabilidade no contexto da educação escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, EDUCAÇÃO FREIREANA, EJA, FORMAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA12_ID7363_08092015173256.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATAN FELIPE LIMA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NATAN FELIPE"
    "autor_email" => "felipeap132008@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16708
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1989
    "inscrito_id" => 7363
    "titulo" => "PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA E EDUCAÇÃO FREIREANA: ELEMENTOS REFLEXIVOS PARA PROJETOS DE (AUTO)FORMAÇÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho tematiza a formação para a docência. Tem como objetivo abordar contribuições da pesquisa (auto)biográfica e dos pressupostos teórico-metodológicos da educação freireana para a formação do professor da educação básica, mais especificamente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), experiência esta oportunizada por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa (auto)biográfica em Educação que tem como foco o processo de (auto)formação docente. Os sujeitos são dois graduandos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá (UEAP)  que, com base nas categorias: reflexão biográfica, formabilidade e projeto e si, apontam contribuições de suas intervenções pedagógicas na EJA para se constituírem, no presente e em termos de futuros, em regentes de sala de aula no contexto da educação básica. Dentre os resultados apontam-se que o relato oral ou escrito de suas práticas, por meio da reflexão, contribui para a (auto)formação de educadores em uma perspectiva crítica, humanizadora e libertadora, de acordo com os pressupostos do pensamento educacional freireano, proporcionando assim aos alunos uma aula mais atrativa e dinâmica, trabalhando a realidade destes em sala de aula, possibilitando  a participação ativa dos educandos tanto no desenvolvimento das aulas quanto na construção dos trabalhos. Conclui-se que os pressupostos da pesquisa (auto)biográfica foram relevantes para compreendermos que a prática educativa libertadora no âmbito da EJA se faz muito válida ao ponto em que possibilita a construção significativa do conhecimento, evidenciando dessa forma a atualidade do pensamento educacional freireano ao demonstrar sua aplicabilidade no contexto da educação escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, EDUCAÇÃO FREIREANA, EJA, FORMAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA12_ID7363_08092015173256.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATAN FELIPE LIMA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NATAN FELIPE"
    "autor_email" => "felipeap132008@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente trabalho tematiza a formação para a docência. Tem como objetivo abordar contribuições da pesquisa (auto)biográfica e dos pressupostos teórico-metodológicos da educação freireana para a formação do professor da educação básica, mais especificamente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), experiência esta oportunizada por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa (auto)biográfica em Educação que tem como foco o processo de (auto)formação docente. Os sujeitos são dois graduandos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) que, com base nas categorias: reflexão biográfica, formabilidade e projeto e si, apontam contribuições de suas intervenções pedagógicas na EJA para se constituírem, no presente e em termos de futuros, em regentes de sala de aula no contexto da educação básica. Dentre os resultados apontam-se que o relato oral ou escrito de suas práticas, por meio da reflexão, contribui para a (auto)formação de educadores em uma perspectiva crítica, humanizadora e libertadora, de acordo com os pressupostos do pensamento educacional freireano, proporcionando assim aos alunos uma aula mais atrativa e dinâmica, trabalhando a realidade destes em sala de aula, possibilitando a participação ativa dos educandos tanto no desenvolvimento das aulas quanto na construção dos trabalhos. Conclui-se que os pressupostos da pesquisa (auto)biográfica foram relevantes para compreendermos que a prática educativa libertadora no âmbito da EJA se faz muito válida ao ponto em que possibilita a construção significativa do conhecimento, evidenciando dessa forma a atualidade do pensamento educacional freireano ao demonstrar sua aplicabilidade no contexto da educação escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.