O presente trabalho tematiza a formação para a docência. Tem como objetivo abordar contribuições da pesquisa (auto)biográfica e dos pressupostos teórico-metodológicos da educação freireana para a formação do professor da educação básica, mais especificamente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), experiência esta oportunizada por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa (auto)biográfica em Educação que tem como foco o processo de (auto)formação docente. Os sujeitos são dois graduandos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) que, com base nas categorias: reflexão biográfica, formabilidade e projeto e si, apontam contribuições de suas intervenções pedagógicas na EJA para se constituírem, no presente e em termos de futuros, em regentes de sala de aula no contexto da educação básica. Dentre os resultados apontam-se que o relato oral ou escrito de suas práticas, por meio da reflexão, contribui para a (auto)formação de educadores em uma perspectiva crítica, humanizadora e libertadora, de acordo com os pressupostos do pensamento educacional freireano, proporcionando assim aos alunos uma aula mais atrativa e dinâmica, trabalhando a realidade destes em sala de aula, possibilitando a participação ativa dos educandos tanto no desenvolvimento das aulas quanto na construção dos trabalhos. Conclui-se que os pressupostos da pesquisa (auto)biográfica foram relevantes para compreendermos que a prática educativa libertadora no âmbito da EJA se faz muito válida ao ponto em que possibilita a construção significativa do conhecimento, evidenciando dessa forma a atualidade do pensamento educacional freireano ao demonstrar sua aplicabilidade no contexto da educação escolar.