Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LÚDICO NO AUXÍLIO DO ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: ENSINO, LUDICO, FÍSICA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16471
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1298
    "inscrito_id" => 3183
    "titulo" => "O LÚDICO NO AUXÍLIO DO ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "Um dos grandes desafios do ensino de forma geral e de forma específica ligados aos conteúdos de ciências é a falta de motivação dos alunos em relação aos temas apresentados a eles, devido à metodologia utilizada pelo professor e desconectada da realidade dos alunos.  As mudanças ocorridas na sociedade não têm sido acompanhadas por uma mudança de conduta dos professores, no que diz respeito à forma de exposição dos conteúdos. Dentro dessa perspectiva, neste trabalho apresentamos uma proposta de inserção de conceitos de física utilizando as regras de um jogo da memória para criar um ambiente interativo. Nesta atividade foram utilizadas 36 cartas que possuem conceitos e relações físicas, que deviam ser relacionadas pela correspondência e não pela similaridade de imagens. A atividade realizada aumentou a participação dos alunos, bem como a motivação deles para compreensão dos fenômenos físicos discutidos em sala."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO, LUDICO, FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID3183_03092015235101.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA LUCENA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "ANA DIAS"
    "autor_email" => "anacarolinafisica@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFRRJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16471
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1298
    "inscrito_id" => 3183
    "titulo" => "O LÚDICO NO AUXÍLIO DO ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "Um dos grandes desafios do ensino de forma geral e de forma específica ligados aos conteúdos de ciências é a falta de motivação dos alunos em relação aos temas apresentados a eles, devido à metodologia utilizada pelo professor e desconectada da realidade dos alunos.  As mudanças ocorridas na sociedade não têm sido acompanhadas por uma mudança de conduta dos professores, no que diz respeito à forma de exposição dos conteúdos. Dentro dessa perspectiva, neste trabalho apresentamos uma proposta de inserção de conceitos de física utilizando as regras de um jogo da memória para criar um ambiente interativo. Nesta atividade foram utilizadas 36 cartas que possuem conceitos e relações físicas, que deviam ser relacionadas pela correspondência e não pela similaridade de imagens. A atividade realizada aumentou a participação dos alunos, bem como a motivação deles para compreensão dos fenômenos físicos discutidos em sala."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO, LUDICO, FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID3183_03092015235101.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA LUCENA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "ANA DIAS"
    "autor_email" => "anacarolinafisica@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFRRJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Um dos grandes desafios do ensino de forma geral e de forma específica ligados aos conteúdos de ciências é a falta de motivação dos alunos em relação aos temas apresentados a eles, devido à metodologia utilizada pelo professor e desconectada da realidade dos alunos. As mudanças ocorridas na sociedade não têm sido acompanhadas por uma mudança de conduta dos professores, no que diz respeito à forma de exposição dos conteúdos. Dentro dessa perspectiva, neste trabalho apresentamos uma proposta de inserção de conceitos de física utilizando as regras de um jogo da memória para criar um ambiente interativo. Nesta atividade foram utilizadas 36 cartas que possuem conceitos e relações físicas, que deviam ser relacionadas pela correspondência e não pela similaridade de imagens. A atividade realizada aumentou a participação dos alunos, bem como a motivação deles para compreensão dos fenômenos físicos discutidos em sala.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.