OLIVEIRA, Vera Lucia Conrado De et al.. Educação inclusiva: um ato de amor e afetividade. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15891>. Acesso em: 22/12/2024 23:48
A Educação Inclusiva a cada dia chama atenção da sociedade, está nas rodas de discussões dos pensadores e intelectuais, seja como abordagem em literaturas para informações e conhecimentos, seja na concretização de políticas públicas. É necessário e urgente que essas discussões não fiquem apenas em papéis, mas que possam conscientizar de fato o sonho de uma sociedade menos opressora, e a promoção da liberdade, da solidariedade, da fraternidade e da afetividade sejam verdadeiramente ações concretizadas. A Escola como um espaço privilegiado de construção de conhecimento é também um espaço para vivenciar práticas de educação inclusiva, garantindo ao nosso estudante o direito de ser diferente. Essa diversidade se dá por meio da aprendizagem, da interação, do conhecimento e da socialização tanto no espaço escolar como no meio em que se está inserido, pois é partindo de valores e ações que devem ser concebidos como o respeito, a amorosidade, a credibilidade, a participação cidadã e da concretização dos direitos e deveres. Vale ressaltar a importância das políticas públicas inclusivas e das leis as quais vem assegurar essas práticas seja no meio social oportunizando a afirmação da acessibilidade, e das condições de trabalho para o deficiente, bem como no processo educativo no que se refere a metodologias e estratégias através de formação continuada e especializada aos professores e estudantes, preparando-os e motivando-os a desenvolverem uma educação de qualidade, são esses os interesses e compromissos fundamentais que fazem parte de uma educação inclusiva, não basta apenas integrar um estudante na escola é preciso incluir.