O presente trabalho possui como objetivo analisar e discutir a literatura relacionada à adoção de práticas de saúde bucal em escolas brasileiras no período de 1920 a 1940. Para tanto, realizou-se um estudo teórico de natureza exploratória com base em pesquisa bibliográfica. A investigação bibliográfica aconteceu em agosto de 2015 no Scientific Eletronic Library Online, no Portal Periódico Capes e Google Acadêmico. Foram selecionados artigos que abordaram o contexto de inserção de ações em saúde bucal nas escolas brasileiras. Após exclusão das duplicidades e das publicações que não atendiam o objeto deste estudo, obteve-se 07 trabalhos. Os mesmos receberam leitura analítica. Adotou-se a literatura relacionada para subsidiar a discussão. Para organização dos achados deste estudo, optou-se por desenvolver o texto em duas categorias, a saber: Compreendendo o Contexto: As Práticas de saúde na escola e Espaços escolares: Uma Visita pelos Gabinetes Dentários. Foi observado que a figura do odontólogo nos espaços escolares era responsável por combater enfermidades relacionadas aos aspectos dentários e estruturas bucais, além de incentivar a higienização da boca como medida preventiva para doenças. Assim, tem-se nessa associação uma ampliação do conceito de saúde que perpassa o biológico, apoia-se no campo educacional e visa transformações dos sujeitos. Esses personagens que configuram a sociedade, na época alvo do estado por meio de politicas públicas para um processo civilizatório e higiênico.