Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDENDO MULTIPLICAÇÃO POR MEIO DE JOGOS

Palavra-chaves: MULTIPLICAÇÃO, JOGOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMA, SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES Pôster (PO) / Poster Submission Educação Matemática
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15465
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1977
    "inscrito_id" => 7034
    "titulo" => "APRENDENDO MULTIPLICAÇÃO POR MEIO DE JOGOS"
    "resumo" => "Este trabalho, nasce como fruto do engajamento a um projeto (ainda em andamento), intitulado “Assessoria pedagógica na área de Matemática – Ensinando e aprendendo com jogos e resolução de problemas” que compõe o Programa de Apoio à Licenciatura (PROLICEN) da Universidade Federal da Paraíba. A ampliação dos conceitos matemáticos, especificamente de multiplicação, por meio dos jogos é uma possibilidade didática ainda pouco utilizada pelos professores. A adoção da prática lúdica nas escolas possibilitaria ganhos significativos no desempenho e rendimento dos alunos em matemática, visto que além da motivação inerente ao próprio jogo, a atividade é enriquecida de significados, possibilitando mais problematização e participação dos alunos. Dessa fora, o presente trabalho objetiva discutir a contribuição dos jogos para a aprendizagem e ampliação dos conceitos matemáticos, especificamente de multiplicação, significado de área, por meio de uma sequência didática desenvolvida com alunos do 5º ano. Apresenta uma sequência didática elaborada para alunos do 5º ano, numa escola municipal de João Pessoa, evidenciando vantagens do trabalho aliado dos jogos e resolução de problemas."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MULTIPLICAÇÃO, JOGOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMA, SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA8_ID7034_08092015172040.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IARA CORIOLANO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "IARA SILVA"
    "autor_email" => "iaraencanto2@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15465
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1977
    "inscrito_id" => 7034
    "titulo" => "APRENDENDO MULTIPLICAÇÃO POR MEIO DE JOGOS"
    "resumo" => "Este trabalho, nasce como fruto do engajamento a um projeto (ainda em andamento), intitulado “Assessoria pedagógica na área de Matemática – Ensinando e aprendendo com jogos e resolução de problemas” que compõe o Programa de Apoio à Licenciatura (PROLICEN) da Universidade Federal da Paraíba. A ampliação dos conceitos matemáticos, especificamente de multiplicação, por meio dos jogos é uma possibilidade didática ainda pouco utilizada pelos professores. A adoção da prática lúdica nas escolas possibilitaria ganhos significativos no desempenho e rendimento dos alunos em matemática, visto que além da motivação inerente ao próprio jogo, a atividade é enriquecida de significados, possibilitando mais problematização e participação dos alunos. Dessa fora, o presente trabalho objetiva discutir a contribuição dos jogos para a aprendizagem e ampliação dos conceitos matemáticos, especificamente de multiplicação, significado de área, por meio de uma sequência didática desenvolvida com alunos do 5º ano. Apresenta uma sequência didática elaborada para alunos do 5º ano, numa escola municipal de João Pessoa, evidenciando vantagens do trabalho aliado dos jogos e resolução de problemas."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MULTIPLICAÇÃO, JOGOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMA, SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA8_ID7034_08092015172040.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IARA CORIOLANO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "IARA SILVA"
    "autor_email" => "iaraencanto2@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este trabalho, nasce como fruto do engajamento a um projeto (ainda em andamento), intitulado “Assessoria pedagógica na área de Matemática – Ensinando e aprendendo com jogos e resolução de problemas” que compõe o Programa de Apoio à Licenciatura (PROLICEN) da Universidade Federal da Paraíba. A ampliação dos conceitos matemáticos, especificamente de multiplicação, por meio dos jogos é uma possibilidade didática ainda pouco utilizada pelos professores. A adoção da prática lúdica nas escolas possibilitaria ganhos significativos no desempenho e rendimento dos alunos em matemática, visto que além da motivação inerente ao próprio jogo, a atividade é enriquecida de significados, possibilitando mais problematização e participação dos alunos. Dessa fora, o presente trabalho objetiva discutir a contribuição dos jogos para a aprendizagem e ampliação dos conceitos matemáticos, especificamente de multiplicação, significado de área, por meio de uma sequência didática desenvolvida com alunos do 5º ano. Apresenta uma sequência didática elaborada para alunos do 5º ano, numa escola municipal de João Pessoa, evidenciando vantagens do trabalho aliado dos jogos e resolução de problemas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.