Defendendo a importância das práticas de leitura nas salas de aula de língua materna e estrangeira, desta forma, este estudo trata das características e possibilidades da leitura como processo de aprendizagem baseado na análise das narrativas clássicas para crianças. Neste caso, o estudo de espanhol como segunda língua, pensado para o publico infantil, já que há uma escassez de materiais para criança e se nota a necessidade dos professores de buscar alternativas de material didático e atividades para desenvolver um ensino voltado para esse público específico. Entendemos, por tanto, que o tema se configura como um ponto de interesse na didática de ELE. Este trabalho se divide nos seguintes pontos: o primeiro, Ensino de espanhol como LE no Brasil, que aborda os conceitos gerais da língua; o segundo aponta os ”processos cognitivos de leitura”, apresentando três referencias distintas neste processo, o Bottom-up, Top-Down e o modelo interativo. Apresentamos, todavia, duas propostas didáticas que usam as narrativas clássicas infantis. Esperamos que este trabalho possa contribuir para uma revisão de métodos e conceitos de leitura como processo de ensino e aprendizagem, e seja um exemplo de trabalho para E/LE para a educação infantil.