Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS DIFICULDADES DO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA NO ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: DIFICULDADES, LEITURA- ESCRITA, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Didática, Currículo e Política Educacional
"2015-10-14 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15494
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2306
    "inscrito_id" => 7438
    "titulo" => "AS DIFICULDADES DO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA NO ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "A leitura e escrita estão presentes em todas as sociedades letradas, se constrói de maneira social e cultural, como um processo de compreensão de expressões formais e simbólicas que se dá a conhecer através de várias linguagens. A prática da leitura se constitui como uma importante ferramenta no desenvolvimento do indivíduo por se constituir como fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, diversos fatores influenciam na dificuldade do desenvolvimento da leitura em alunos do ensino fundamental, sendo fatores exógenos de ordem psicológico, social, econômico, familiar, metodológico, além de outros. O presente trabalho tem como objetivo apontar as dificuldades do desenvolvimento da leitura no ensino fundamental. Para fundamentação teórica utilizou-se: PCNs (1997; 1998), Freire (1989), Martins (2006), Mizukami (1986), Vigotski (1988), José & Coelho (1999), dentre outros. Desta forma, o presente trabalho tem o intuito de contribuir para as discussões em torno das dificuldades do desenvolvimento da leitura, em especial no ensino fundamental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES, LEITURA- ESCRITA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID7438_08092015224057.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO DUARTE PINTO"
    "autor_nome_curto" => "SOCORRO DUARTE"
    "autor_email" => "socorrodp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15494
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2306
    "inscrito_id" => 7438
    "titulo" => "AS DIFICULDADES DO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA NO ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "A leitura e escrita estão presentes em todas as sociedades letradas, se constrói de maneira social e cultural, como um processo de compreensão de expressões formais e simbólicas que se dá a conhecer através de várias linguagens. A prática da leitura se constitui como uma importante ferramenta no desenvolvimento do indivíduo por se constituir como fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, diversos fatores influenciam na dificuldade do desenvolvimento da leitura em alunos do ensino fundamental, sendo fatores exógenos de ordem psicológico, social, econômico, familiar, metodológico, além de outros. O presente trabalho tem como objetivo apontar as dificuldades do desenvolvimento da leitura no ensino fundamental. Para fundamentação teórica utilizou-se: PCNs (1997; 1998), Freire (1989), Martins (2006), Mizukami (1986), Vigotski (1988), José & Coelho (1999), dentre outros. Desta forma, o presente trabalho tem o intuito de contribuir para as discussões em torno das dificuldades do desenvolvimento da leitura, em especial no ensino fundamental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES, LEITURA- ESCRITA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID7438_08092015224057.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO DUARTE PINTO"
    "autor_nome_curto" => "SOCORRO DUARTE"
    "autor_email" => "socorrodp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A leitura e escrita estão presentes em todas as sociedades letradas, se constrói de maneira social e cultural, como um processo de compreensão de expressões formais e simbólicas que se dá a conhecer através de várias linguagens. A prática da leitura se constitui como uma importante ferramenta no desenvolvimento do indivíduo por se constituir como fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, diversos fatores influenciam na dificuldade do desenvolvimento da leitura em alunos do ensino fundamental, sendo fatores exógenos de ordem psicológico, social, econômico, familiar, metodológico, além de outros. O presente trabalho tem como objetivo apontar as dificuldades do desenvolvimento da leitura no ensino fundamental. Para fundamentação teórica utilizou-se: PCNs (1997; 1998), Freire (1989), Martins (2006), Mizukami (1986), Vigotski (1988), José & Coelho (1999), dentre outros. Desta forma, o presente trabalho tem o intuito de contribuir para as discussões em torno das dificuldades do desenvolvimento da leitura, em especial no ensino fundamental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.