Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DO IMPACTO DOS MOMENTOS FORMATIVOS PROPORCIONADOS PELO PIBID-BIO/FACEDI NO FAZER DOCENTE DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (ID).

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, PIBID, MOMENTOS FORMADORES Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15435
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2471
    "inscrito_id" => 1799
    "titulo" => "ANÁLISE DO IMPACTO DOS MOMENTOS FORMATIVOS PROPORCIONADOS PELO PIBID-BIO/FACEDI NO FAZER DOCENTE DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (ID)."
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) proporciona aos futuros docentes um contato direto com a realidade escolar, além de promover a qualificação do professor e a valorização do magistério. O subprojeto do PIBID de Biologia da Faculdade de Educação de Itapipoca tem como tema “Formação de professores de Biologia para abordagem de temas controversos: o uso de estratégias inovadoras em contextos multiculturais”. São muitos os temas tidos como controversos, por este motivo foram aplicado questionários nas escolas parceiras para descobrir qual tema menos era debatido pelos professores e que eles gostariam que fossem discutidos em sala, nesta perspectiva, obtivemos como tema escolhido: Sexualidade na Escola. Neste sentido, por se tratar de um tema controverso e que em geral os professores não encontram maneiras de aborda-lo em sala, os coordenadores perceberam a necessidade de aperfeiçoar seus bolsistas com novas metodologias de ensino que pudessem auxiliar na ministração das palestras dos bolsistas ID nas escolas, como também em suas futuras aulas enquanto professores, foram ministrados minicursos sobre: oratória, fanzine e literatura de cordel, por convidados especialistas no assunto, com momentos teóricos e práticos. Trata-se de uma pesquisa autobiográfica, tendo como objeto de pesquisa os diários reflexivos produzidos ao longo do projeto. Este estudo tem por objetivo mostrar as contribuições desses minicursos na formação dos pibidianos e na abordagem da temática escolhida durante as palestras na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PIBID, MOMENTOS FORMADORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID1799_09092015114433.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEILANE ALVES DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "LEILANE MELO"
    "autor_email" => "leilane_bio@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15435
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2471
    "inscrito_id" => 1799
    "titulo" => "ANÁLISE DO IMPACTO DOS MOMENTOS FORMATIVOS PROPORCIONADOS PELO PIBID-BIO/FACEDI NO FAZER DOCENTE DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (ID)."
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) proporciona aos futuros docentes um contato direto com a realidade escolar, além de promover a qualificação do professor e a valorização do magistério. O subprojeto do PIBID de Biologia da Faculdade de Educação de Itapipoca tem como tema “Formação de professores de Biologia para abordagem de temas controversos: o uso de estratégias inovadoras em contextos multiculturais”. São muitos os temas tidos como controversos, por este motivo foram aplicado questionários nas escolas parceiras para descobrir qual tema menos era debatido pelos professores e que eles gostariam que fossem discutidos em sala, nesta perspectiva, obtivemos como tema escolhido: Sexualidade na Escola. Neste sentido, por se tratar de um tema controverso e que em geral os professores não encontram maneiras de aborda-lo em sala, os coordenadores perceberam a necessidade de aperfeiçoar seus bolsistas com novas metodologias de ensino que pudessem auxiliar na ministração das palestras dos bolsistas ID nas escolas, como também em suas futuras aulas enquanto professores, foram ministrados minicursos sobre: oratória, fanzine e literatura de cordel, por convidados especialistas no assunto, com momentos teóricos e práticos. Trata-se de uma pesquisa autobiográfica, tendo como objeto de pesquisa os diários reflexivos produzidos ao longo do projeto. Este estudo tem por objetivo mostrar as contribuições desses minicursos na formação dos pibidianos e na abordagem da temática escolhida durante as palestras na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PIBID, MOMENTOS FORMADORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID1799_09092015114433.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEILANE ALVES DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "LEILANE MELO"
    "autor_email" => "leilane_bio@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) proporciona aos futuros docentes um contato direto com a realidade escolar, além de promover a qualificação do professor e a valorização do magistério. O subprojeto do PIBID de Biologia da Faculdade de Educação de Itapipoca tem como tema “Formação de professores de Biologia para abordagem de temas controversos: o uso de estratégias inovadoras em contextos multiculturais”. São muitos os temas tidos como controversos, por este motivo foram aplicado questionários nas escolas parceiras para descobrir qual tema menos era debatido pelos professores e que eles gostariam que fossem discutidos em sala, nesta perspectiva, obtivemos como tema escolhido: Sexualidade na Escola. Neste sentido, por se tratar de um tema controverso e que em geral os professores não encontram maneiras de aborda-lo em sala, os coordenadores perceberam a necessidade de aperfeiçoar seus bolsistas com novas metodologias de ensino que pudessem auxiliar na ministração das palestras dos bolsistas ID nas escolas, como também em suas futuras aulas enquanto professores, foram ministrados minicursos sobre: oratória, fanzine e literatura de cordel, por convidados especialistas no assunto, com momentos teóricos e práticos. Trata-se de uma pesquisa autobiográfica, tendo como objeto de pesquisa os diários reflexivos produzidos ao longo do projeto. Este estudo tem por objetivo mostrar as contribuições desses minicursos na formação dos pibidianos e na abordagem da temática escolhida durante as palestras na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.