MATEUS, Érica Michele Dos Santos et al.. Autismo na escola: um olhar sobre a realidade. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15552>. Acesso em: 05/11/2024 12:08
O Transtorno do Espectro Autista é definido pela presença de “Déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, atualmente ou por história prévia”, de acordo com o DSM-V. O presente artigo trata da temática do Transtorno do Espectro Autista na realidade da escola regular. O objetivo foi analisar a realidade escolar de uma criança autista, em uma escola pública do Município de Pocinhos-PB, em uma turma do Pré-II, composta de 21 crianças na faixa etária de 5 anos, dentre os quais há uma criança autista. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, utilizamos como instrumentos de coleta de dados observações e entrevistas realizadas com a professora em sala de aula. Para fundamentar nossa pesquisa buscamos os pressupostos teóricos de Schwartzman (2010); Coscia (2010); Coll (1995), Junior Paiva (2013). Os resultados apontam que não foram observadas metodologias de ensino que atendam às reais necessidades da criança com Transtorno do Espectro Autista, algumas atividades não contribuíam para o desenvolvimento cognitivo da criança, a escola observada não oferecia estrutura nem recursos para que o professor pudesse trabalhar, as dificuldades são muito grandes, segundo foi relatado pela a professora. Concluímos que esta escola pública não tem condições de oferecer uma educação adequada e de qualidade à criança, diante das extremas dificuldades que a mesma apresenta, ela inclui a criança no ambiente escolar, no entanto exclui na sala de aula, onde a criança não tem nenhuma perspectiva de desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem.