Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: A EXPECTATIVA DE VIDA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DO SERIDÓ ORIENTAL PARAIBANO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, SOCIEDADE, ENSINO, ALUNOS, ALUNOS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission História da Educação Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Resumo: A educação pode ser adquirida em qualquer lugar, porém, muitos acreditam só existir em um ambiente escolar, o que de certa forma é verdade, pois a sociedade atual moldada pelo capitalismo apregoa que aquele que detém uma titulação acadêmica, básica ou superior, estará apto a concorrer por determinados cargos colocando-o no mercado de trabalho. Com este enfoque objetivou-se investigar e compreender as expectativas de adolescentes em relação ao seu futuro (trajetória de estudos e/ou trabalho), ou seja, a perspectiva de vida de estudantes do ensino médio em uma escola do Seridó Oriental Paraibano. A pesquisa foi realizada em uma Escola de Ensino Médio localizada em um Distrito da cidade de Picuí, estado da Paraíba. Como ferramentas da pesquisa foram realizadas entrevistas semi estruturadas com perguntas objetivas e subjetivas entre os alunos das três séries do ensino médio e os dados foram analisados estatisticamente utilizando variáveis qualitativas e quantitativas para o fechamento dos resultados. Então, fica claro que a educação contemporânea para os alunos do ensino médio caracteriza-se pelo desejo em ingressar no ensino superior, que aumenta a cada série concluída, sendo que os cursos mais escolhidos são: Medicina, Licenciatura, Engenharia, Direito, etc. escolha esta que se destaca desde a época das elites reais, concerteza pelo desejo de ascensão social. Acreditam que com a escola e a educação podem construir um futuro e uma vida melhor, pois elas estão diretamente relacionadas ao desejo d

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.