Resumo
O presente artigo analisa os valores humanos a partir do filme infantil “Branca de Neve e os sete anões” (1991, dir. David Hand, Larry Morey, Perce Pearce, Walt Disney, Wilfred Jackson, William Cottrell) e tem por objetivo desenvolver uma reflexão crítica sobre a necessidade de proporcionar uma educação sobre valores humanos de forma atrativa e dinâmica no âmbito educacional, desde a Educação Infantil, a fim de contribuir para um ambiente escolar de respeito mútuo às diferenças, como também favorecer uma convivência agradável entre os próprios colegas em sala de aula. Vale destacar também que deve haver uma maior valorização do cinema em sala de aula por parte do corpo docente, como fonte de conhecimento e de aprendizado sobre modos de comportamentos adequados a serem seguidos na sociedade, proporcionando, assim, uma formação humanizada. A fim de identificar o nível de compreensão dos alunos sobre o texto fílmico, coletamos dados a partir da observação em sala de aula, a expressão oral e uma produção artística em três turmas. Analisamos em sala de aula, a partir dos personagens Branca de Neve, sete anões, a Rainha/bruxa e o Caçador atitudes e modos de conduta que devem ou não ser seguidos, e esses aspectos podem ser percebidos visivelmente pelas crianças, devido esta obra cinematográfica apresentar uma linguagem de fácil compreensão e personagens atraentes.
Palavras-chave: Educação,valores humanos, cinema.